REINALDO SILVA
Da Redação
Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2025 do Instituto Federal do Paraná (IFPR), com oportunidades em cursos técnicos integrados e subsequentes e de graduação. Em Paranavaí, a cerimônia de lançamento, na tarde desta quinta-feira (3), reuniu representantes de diferentes instituições públicas e privadas, ocasião para conhecerem de perto a dinâmica educacional.

Foto: Igor Mateus
Nos técnicos integrados ao ensino médio, os estudantes têm acesso ao conteúdo regular e podem optar pela formação nas áreas de agroindústria, informática ou mecatrônica. A duração em todos os casos é de quatro anos. Cada curso dispõe de 40 vagas.
O subsequente em eletromecânica é voltado a pessoas que já concluíram o ensino médio, e as aulas são ministradas à noite, durante dois anos. Também há 40 vagas.

Foto: Igor Mateus
Para a formação superior, o IFPR de Paranavaí oferece três cursos: bacharelado em engenharia elétrica, com cinco anos de duração; bacharelado em engenharia de software, que se estende por quatro anos; e licenciatura em química, com quatro anos e, da mesma forma, 40 vagas. As aulas se concentram no período noturno.

Foto: Igor Mateus
As inscrições devem ser feitas pela internet, no site da instituição (ifpr.edu.br/paranavai) e os valores variam de acordo com a modalidade de ensino: R$ 30 para os cursos técnicos e R$ 50 para graduação, exceto licenciatura em química, que não tem cobrança de taxa.
O diretor do Campus Paranavaí, Rafael Petermann, informou que 60% das vagas são destinadas a estudantes egressos da rede pública, 15% são específicas para atender às políticas afirmativas do IFPR, tendo como público negros e pessoas com deficiência, e os 25% restantes vão para a ampla concorrência.
Neste ano, o IFPR de Paranavaí reúne 1.182 estudantes de 37 municípios, 71 docentes e 46 técnicos. Desde 2010, já formou mais de 1.100 profissionais.

Foto: Igor Mateus
Pró-reitora de Administração do IFPR, Dayane de Oliveira Gomes, ressaltou a importância de abrir as portas da instituição para a comunidade e promover transformações. “Essa é a nossa missão.” O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, José Barbosa Dias Junior, falou sobre a importância da educação como instrumento de emancipação socioeconômica e cultural.
O depoimento de Carla Cristina Feuser comprovou os argumentos apresentados pelos pró-reitores. Ela era servente de pedreiro e ajudou a construir o IFPR de Paranavaí. Enquanto trabalhava, pensou: “Ainda vou estudar aqui”. Sonhou, acreditou e realizou. Depois de 10 anos sem estudar, ingressou em um curso técnico subsequente. Formada, conseguiu ingressar em grandes empresas do setor alimentício e hoje atua como analista de qualidade.