REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
A partir do século II, os cristãos se habituaram a rezar pelos mortos e começaram a visitar seus túmulos. Pouco a pouco, a prática se consolidou como parte do calendário oficial da Igreja Católica e a data instituída para a celebração é 2 de novembro. Portanto, nesta terça-feira, Dia de Finados, feriado nacional, a Diocese de Paranavaí promoverá missas nos dois cemitérios da cidade e em paróquias de toda a região.
A programação no Cemitério Central tem início às 7h, com missa presidida pelo padre Rivaldo Brandão (Paróquia Nossa Senhora Aparecida). Às 8h30, a celebração ficará por conta do padre Silvio Pereira (Catedral Maria Mãe da Igreja). Às 10h, a missa será conduzida pelo padre Inácio Schiroff (Paróquia Santa Rita de Cássia). Ainda no Cemitério Central, haverá duas missas à tarde: às 15h com os freis carmelitas (Paróquia São Sebastião) e às 17h com padre José Carlos de Carvalho (Capela São Pedro).
No Cemitério Recanto da Saúde, a primeira missa será às 7h, presidida pelo padre Romildo Neves (Paróquia Nossa Senhora do Carmo). Às 10h, a celebração será conduzida pelo padre Nilton Reami (Paróquia Nossa Senhora de Fátima). A última missa do dia terá início às 15h, liderada pelo padre Gustavo Paulo (Paróquia São Paulo).
Por causa da pandemia de Covid-19, não foram celebradas missas nos cemitérios de Paranavaí no Dia de Finados do ano passado. Agora, com os números da doença controlados, é possível retomar a tradição religiosa – tomando os devidos cuidados para evitar a disseminação do coronavírus. A Cúria Diocesana informou que por causa dos horários diferentes haverá menor concentração de pessoas a cada missa. Todos os protocolos de biossegurança estabelecidos pela Vigilância em Saúde estão sendo cumpridos, garantiu a Cúria Diocesana.
Nas paróquias de Paranavaí, haverá missas: São Sebastião (Centro), 7h30 e 19h30; Santa Rita de Cássia (Jardim Morumbi), 8h; Nossa Senhora Aparecida (Jardim Ipê), 9h; e São Francisco de Assis (Jardim Oásis), 9h.
Visitação – De acordo com o administrador dos cemitérios de Paranavaí, Amílcar Pereira dos Santos, são esperadas pelo menos 35 mil visitantes nas duas unidades. O maior volume de pessoas será no Cemitério Central, que concentra 38 mil sepultamentos. No Recanto da Saúde, são aproximadamente 5.000.
Quem for aos cemitérios de Paranavaí terá acesso a álcool em gel logo na entrada para fazer a correta higienização das mãos. Além disso, o uso de máscara de proteção facial é obrigatório. Outra orientação é não depositar embalagens e recipientes que possam acumular água, para que os cemitérios não se tornem criadouros do Aedes aegypti, mosquito que transmite dengue, chikungunya, zika e febre amarela. Flores são permitidas, naturais ou artificiais. Velas também.
Região – Os cemitérios de outros municípios do Noroeste do Paraná também terão missas, conforme listado a seguir: Nova Aliança do Ivaí, 7h; Amaporã, 8h; Santo Antônio do Caiuá, 8h; Marilena, 9h; São Carlos do Ivaí, 9h; Mirador, 9h; São João do Caiuá, 9h; Loanda (Paróquia Nossa Senhora Aparecida), 9h; Santa Cruz de Monte Castelo, 9h; e São Pedro do Paraná, 16h.
Nas paróquias da região, estão programadas missas em Tamboara (7h e 8h30), Paraíso do Norte (7h e 9h), Terra Rica (8h), Planaltina do Paraná (8h), Adhemar de Barros (8h), Guairaçá (8h30), Santa Mônica, (9h), São José do Ivaí (16h), Loanda – Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe (19h30) e São Pedro do Paraná (19h30). (Com informações da Diocese de Paranavaí)