(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

DIOCESE DE PARANAVAÍ

Igreja Católica celebra Dia de Finados com missas nos cemitérios e nas paróquias

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

A partir do século II, os cristãos se habituaram a rezar pelos mortos e começaram a visitar seus túmulos. Pouco a pouco, a prática se consolidou como parte do calendário oficial da Igreja Católica e a data instituída para a celebração é 2 de novembro. Portanto, nesta terça-feira, Dia de Finados, feriado nacional, a Diocese de Paranavaí promoverá missas nos dois cemitérios da cidade e em paróquias de toda a região.

A programação no Cemitério Central tem início às 7h, com missa presidida pelo padre Rivaldo Brandão (Paróquia Nossa Senhora Aparecida). Às 8h30, a celebração ficará por conta do padre Silvio Pereira (Catedral Maria Mãe da Igreja). Às 10h, a missa será conduzida pelo padre Inácio Schiroff (Paróquia Santa Rita de Cássia). Ainda no Cemitério Central, haverá duas missas à tarde: às 15h com os freis carmelitas (Paróquia São Sebastião) e às 17h com padre José Carlos de Carvalho (Capela São Pedro).

No Cemitério Recanto da Saúde, a primeira missa será às 7h, presidida pelo padre Romildo Neves (Paróquia Nossa Senhora do Carmo). Às 10h, a celebração será conduzida pelo padre Nilton Reami (Paróquia Nossa Senhora de Fátima). A última missa do dia terá início às 15h, liderada pelo padre Gustavo Paulo (Paróquia São Paulo).

Por causa da pandemia de Covid-19, não foram celebradas missas nos cemitérios de Paranavaí no Dia de Finados do ano passado. Agora, com os números da doença controlados, é possível retomar a tradição religiosa – tomando os devidos cuidados para evitar a disseminação do coronavírus. A Cúria Diocesana informou que por causa dos horários diferentes haverá menor concentração de pessoas a cada missa. Todos os protocolos de biossegurança estabelecidos pela Vigilância em Saúde estão sendo cumpridos, garantiu a Cúria Diocesana.

Nas paróquias de Paranavaí, haverá missas: São Sebastião (Centro), 7h30 e 19h30; Santa Rita de Cássia (Jardim Morumbi), 8h; Nossa Senhora Aparecida (Jardim Ipê), 9h; e São Francisco de Assis (Jardim Oásis), 9h.

Visitação – De acordo com o administrador dos cemitérios de Paranavaí, Amílcar Pereira dos Santos, são esperadas pelo menos 35 mil visitantes nas duas unidades. O maior volume de pessoas será no Cemitério Central, que concentra 38 mil sepultamentos. No Recanto da Saúde, são aproximadamente 5.000.

Quem for aos cemitérios de Paranavaí terá acesso a álcool em gel logo na entrada para fazer a correta higienização das mãos. Além disso, o uso de máscara de proteção facial é obrigatório. Outra orientação é não depositar embalagens e recipientes que possam acumular água, para que os cemitérios não se tornem criadouros do Aedes aegypti, mosquito que transmite dengue, chikungunya, zika e febre amarela. Flores são permitidas, naturais ou artificiais. Velas também.

Região – Os cemitérios de outros municípios do Noroeste do Paraná também terão missas, conforme listado a seguir: Nova Aliança do Ivaí, 7h; Amaporã, 8h; Santo Antônio do Caiuá, 8h; Marilena, 9h; São Carlos do Ivaí, 9h; Mirador, 9h; São João do Caiuá, 9h; Loanda (Paróquia Nossa Senhora Aparecida), 9h; Santa Cruz de Monte Castelo, 9h; e São Pedro do Paraná, 16h.

Nas paróquias da região, estão programadas missas em Tamboara (7h e 8h30), Paraíso do Norte (7h e 9h), Terra Rica (8h), Planaltina do Paraná (8h), Adhemar de Barros (8h), Guairaçá (8h30), Santa Mônica, (9h), São José do Ivaí (16h), Loanda – Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe (19h30) e São Pedro do Paraná (19h30). (Com informações da Diocese de Paranavaí)

São esperados pelo menos 35 mil visitantes ao longo do dia nos dois cemitérios de Paranavaí
Foto: Ivan Fuquini
Compartilhe: