A Igreja se prepara para o nascimento de Jesus com o Advento, que inicia quatro semanas antes do Natal, sempre em um domingo. A palavra advento se origina do verbo latino advenire, que quer dizer chegar. Os católicos, então, fazem uma preparação e o período do Advento é dividido em duas fases. Nas duas primeiras semanas, as celebrações são de espera da segunda vinda de Jesus, no chamado fim dos tempos, ou fim do mundo. Já nas duas seguintes, acontece a preparação para a primeira chegada.
Há relatos de que o Advento começou a ser observado entre os séculos IV e VII em vários lugares do mundo, como preparação para a festa do Natal. No final do século IV na Gália (atual França) e na Espanha tinha caráter ascético com jejum abstinência e duração de 6 semanas como na Quaresma (quaresma de S. Martinho). Este caráter ascético (prática que visa ao desenvolvimento espiritual) para a preparação do Natal se devia à preparação dos catecúmenos para o batismo na festa da Epifania. Somente no final do século VII, em Roma, é acrescentado o aspecto escatológico (popularmente, fim do mundo) do Advento recordando a segunda vinda do Senhor.
O início do Advento também marca o começo do novo Ano Litúrgico. É neste dia que a árvore de Natal deve começar a ser montada. E deve ser aos poucos conforme o Natal vai se aproximando. Sob ela também deve ir o presépio, igualmente montado paulatinamente. Jesus é a última peça a ser colocada.
No dia 24 de dezembro, o Advento termina e o encerramento é marcado pela tradicional Missa do Galo. Este período tem como símbolo a Coroa do Advento. Ela tem a forma circular e é formada por ramos verdes, fita vermelha, bolas e quatro velas. A cada domingo, uma vela é acesa. Repleto de simbolismos para os fiéis, a coroa traz a representação da eternidade e sua cor verde, demonstra a vida e a esperança em Deus, que também é lembrado através de uma fita vermelha, simbolizando o seu amor pela humanidade e o amor que as pessoas devem manter umas com as outras, enquanto esperam o nascimento de Jesus. A primeira vela lembra o perdão concedido a Adão e Eva. A segunda simboliza a fé de Abraão e dos outros Patriarcas, a quem foi anunciada a Terra Prometida. A terceira lembra a alegria do rei Davi que recebeu de Deus a promessa de uma aliança eterna. Já quarta recorda os Profetas que anunciaram a chegada de Jesus. As velas da coroa do Advento devem ser todas roxas, com exceção de uma que pode ser rosa para lembrar o Domingo Gaudete, nome dado ao terceiro do Advento.