Ricardo Paiva
Assessoria Prefeitura
Os moradores das ilhas do Rio Paraná, nas proximidades do Porto São José, e os moradores na área ambiental ocupada “Condomínio Floresta”, se reuniram com técnicos da Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná), com a prefeita Neila Fernandes e equipe para conhecerem o Programa Habitacional Vida Nova, Casa Fácil.
A primeira audiência pública foi com as 20 famílias da área ambiental ocupada irregularmente no Porto São José, “Condomínio Floresta”, que devem desocupar a área após a conclusão das moradias, prevista para 2025.
Já a segunda Audiência Pública foi com as 15 famílias, moradores nas ilhas do Rio Paraná, no Porto São José, identificadas como povos originários. No caso dos ilhéus, somente sai das ilhas às famílias que desejarem.
Em ambos os casos as famílias irão ganhar casas com metragens de 41 – 49 metros quadrados, podendo chegar até 59 metros, em alvenaria, com sala, cozinha, quartos, banheiro, lavanderia e espaço para ampliação. As famílias que tiverem integrantes com necessidades especiais terão um projeto habitacional diferenciado.
“O novo conjunto que irá acomodar essas famílias terá toda a infraestrutura que um bairro merece: ligação de água, energia elétrica, pavimentação, galerias. Hoje é mais um passo para concretizarmos esse sonho de todos os moradores do Condomínio Floresta e nossos ilhéus, o da casa própria”, destacou a prefeita Neila Fernandes que apontou ainda que as moradias sairão a custo zero para os beneficiários. “Junto com as casas vêm gratuitamente às escrituras de posse”.
O programa Casa Fácil, do Governo do Paraná conta com trabalho da Cohapar e da Prefeitura de São Pedro do Paraná, que já disponibilizou a área para a construção das novas casas. Os recursos serão disponibilizados pelo Governo do Paraná através do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).