O Instituto Maurício Gehlen (IMG) e a Sociedade Paranavaiense de Desporto e Cultura (SPDC) firmaram uma parceria para desenvolver o projeto Saúde do Idoso. O Termo de Cooperação Técnica foi assinado na última sexta-feira (2), durante a solenidade de abertura do 25º Festival da Primavera, que está acontecendo na SPDC. Assinaram o documento os presidentes Antônio Teruo Kato e Maurício Gehlen.
O projeto é fruto de uma parceria entre ao IMG e a enfermeira Rebeca Silva Galacci, que fez uma especialização de Saúde do Idoso no Japão, como bolsista do governo japonês. Ela se aproximou do IMG durante uma visita ao Centro de Convivência do Idoso, entidade mantida pelo Instituto, ainda durante a pandemia da Covid-19. Quando houve o retorno, ela propôs a realização do projeto. Como Gehlen e Rebeca têm uma dívida de gratidão com o Japão – o primeiro porque foi lá que se inspirou para fazer o CCI e a segunda pela bolsa que permitiu a especialização -, houve consenso de o projeto piloto ser realizado junto a colônia japonesa de Paranavaí.
O acordo assinado “por objetivo o desenvolvimento de um projeto piloto, tendo como alvo idosos da colônia nipo-brasileira de Paranavaí, de orientação sobre ações preventivas para a saúde física e mental das pessoas acima de 60 anos e o levantamento epidemiológico deste público”.
A ideia é fazer uma pesquisa com o público alvo e levantar a situação sanitária de cada idoso, tabulando as informações de forma que se defina um perfil epidemiológico. O estudo vai permitir, por exemplo, saber qual o percentual de idosos da colônia nipo-brasileira de Paranavaí tem pressão alta, diabetes, dificuldades de mobilidade e outros males mais comuns após os 60 anos. Para aqueles que estão acamados, a pesquisa será domiciliar.
O projeto vai colocar à disposição orientações sobre a melhor disposição de móveis, tapetes etc para evitar acidentes domésticos e a melhor forma de cuidar (higiene, alimentação etc) do idoso acamado.
A equipe técnica do projeto conta com a participação do médico geriatra Adilson Silvestre, da psicóloga Maisla Yara de Souza e da assistente social Ranielli Coito, além da própria Rebeca Galacci. Eles terão o apoio de acadêmicos estagiários para desenvolver o projeto.
Convênio – Na cerimônia de assinatura do convênio, o presidente da SPDC, Teruo Kato apontou o ato como uma das razões que faz deste Festival da Primavera uma edição especial. “O convênio de cooperação técnica vai desenvolver um Programa Saúde do Idoso junto as nossas batians e ditians. Tenho certeza que este será o primeiro de várias outras parcerias que vamos estabelecer com o Instituto Maurício Gehlen, uma entidade de grande alcance social e com uma preocupação permanente com os idosos”, disse ele.
Por sua vez, Maurício Gehlen lembrou que o CCI nasceu da necessidade de oferecer mais qualidade de vida aos idosos, da constatação que a população está cada vez mais longeva e que em poucos anos o Brasil vai ter mais idosos do que crianças. “Percebemos esta necessidade antes do poder municipal, estadual e federal, já que no Brasil praticamente não há política públicas para os idosos”, disse ele.
Gehlen também destacou a importância da enfermeira Rebeca Galacci (“sem ela não haveria esse projeto”) e da possibilidade de novas parcerias com a SPDC. “Este espaço permite realizar muitas atividades com os idosos”, sublinhou ele.