Cibele Chacon
Da redação
Loanda inaugurou na manhã desta terça-feira (26) a primeira sala de perícia conectada do INSS no Paraná e a segunda da região Sul do Brasil. A novidade representa um avanço no atendimento previdenciário, especialmente para perícias médicas, e foi celebrada como um marco importante para a região.
O prefeito Zé Maria destacou o impacto da nova estrutura. “Essa inauguração representa um marco importante para nossa região, pois se trata da primeira sala de perícia conectada no estado do Paraná e da segunda na região sul do País. A criação dessa sala reforça o compromisso do INSS e de nossos municípios em proporcionar um atendimento mais ágil e acessível aos cidadãos que necessitam de serviços previdenciários, especialmente aqueles relacionados a perícias médicas.”
A perícia conectada é realizada remotamente, permitindo que segurados conversem com peritos médicos por videoconferência, apresentem documentos e relatem suas condições de saúde. Após análise, o perito define a situação médica do segurado. Segundo o gerente executivo do INSS em Maringá, Altamir da Silva Cardoso, o modelo surge como uma solução inovadora e em fase de testes. “É um serviço diferente, especial, que o INSS está lançando no Paraná. É um novo modelo de conceito, e se tudo correr bem, teremos avanços significativos na área”, afirmou.
O gerente explicou que o novo formato busca superar a escassez de médicos peritos em cidades menores. “Sabemos que no Brasil não temos muitos médicos disponíveis em cidades pequenas, e para fazer a perícia do INSS é necessário que seja um médico concursado. Esse modelo veio trazer um alento para essa situação, onde não há uma perícia presencial”, detalhou Cardoso.
A implantação da sala de perícia conectada em Loanda contou com a articulação do deputado federal Toninho Wandscheer, que atuou em parceria com o prefeito Zé Maria, o Consórcio Intermunicipal da APA do Noroeste do Paraná (Comafen) e o Ministério da Previdência. Segundo Cardoso, Loanda foi priorizada por já contar com uma agência reformada e infraestrutura adequada, como sala de perícia equipada com maca e internet de qualidade.