(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

COMBATE ÀS DROGAS

Inaugurada a Casa Feminina para acolher mulheres em situação de vulnerabilidade

ADÃO RIBEIRO – adao@diariodonoroeste.com.br

Na manhã desta sexta-feira (23) foi inaugurada em Paranavaí a Casa Feminina. Trata-se de um espaço para atender mulheres em situação de vulnerabilidade por causa do uso de drogas lícitas ou ilícitas, incluindo álcool – a Casa Nossa Senhora Auxiliadora. A nova referência está situada no Recanto Dom Bosco, unidade em Paranavaí (Estrada do Campo, Distrito de Sumaré), que marcou o início das ações da Comunidade Católica Emanuel, entidade responsável por salvar centenas de vidas do flagelo das drogas.

A porta de entrada para quem precisa do serviço é a sede da Comunidade, no Jardim Ipê. Lá são feitos o contato inicial e o encaminhamento para exames médicos e posterior início do tratamento.

Vista geral do lugar de tratamento e de acolhimento

Serão 12 mulheres em tratamento. Mas, se houver necessidade, a capacidade poderá ser ampliada. Local de acolhimento, a Casa Feminina também receberá gestantes e mulheres com crianças. Elas se alojarão em um espaço exclusivo dentro do Recanto Dom Bosco.

A construção e a reforma são, embora desafiadoras, as partes mais fáceis do projeto. Por isso, quem quiser ajudar pode contribuir financeiramente, com roupas e alimentos ou se tornando um sócio da Emanuel. Basta solicitar o ingresso.

Mesa de trabalho na inauguração do novo espaço

Falas – O evento de inauguração contou com a presença de autoridades e lideranças. Presidente da Comunidade Emanuel, padre Adão Dias Martins falou dos desafios dessa nova ação. Ele falou da alegria ao ver recuperação de dependentes de drogas, da luta pela ressocialização e da necessidade material para manter o serviço.

Por fim, demonstrou confiança neste novo passo e na mobilização comunitária. A Casa concilia a assistência espiritual e o conhecimento científico, através dos amplos cuidados com a saúde

O vice-prefeito Pedro Baraldi hipotecou apoio à iniciativa. Citou toda a trajetória da Emanuel e disse que o poder público deve seguir ajudando através das suas lideranças. Enumerou verbas já enviadas ou projetadas e parabenizou pela iniciativa.

Secretária Municipal de Educação, a professora Adélia Paixão resumiu a importância do novo serviço. Lembrou que a presença masculina é importante para a criança. No entanto, a presença da mulher, livre das drogas e de outros males, é ainda mais fundamental. Citou que as mães são referências para os pequenos e, por isso, a importância da nova assistência fornecida pela Casa.

Representando o Caps-AD (Álcool e Drogas), a enfermeira Gisele Pascoaletto destacou que a estrutura proporciona o atendimento ambulatorial para pacientes. Porém a parceria é fundamental para atender mulheres em situação de vulnerabilidade. Desde 2019 está havendo aumento de procura, sintetizou.

Compartilhe: