(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

EM PARANAVAÍ

Inaugurada a primeira Unidade de Disseminação de Genes da Agroceres Pic

O dia 1º de julho de 2022 está marcado na história de Paranavaí. Neste dia, a Agroceres PIC, líder no mercado de genética de suínos, inaugurou sua primeira Unidade de Disseminação de Genes (UDG) no município. A cerimônia de inauguração reuniu empresários, políticos e convidados na sede da UDG.

A unidade tem capacidade para alojar 800 animais reprodutores do topo da pirâmide genética, e potencial para processar 1,2 milhão de doses de sêmen por ano. Entre empregos diretos e indiretos, a expectativa é de que sejam gerados cerca de 50 empregos.

A UDG Paranavaí tem o mesmo perfil construtivo e tecnológico das outras centrais da rede de Genética Líquida da Agroceres PIC, o que significa que ela está alinhada ao que existe de mais inovador na suinocultura global. São 6 mil m² de construção em uma área total de 30 hectares, dos quais 6 hectares são destinados à Área de Reserva Legal e outros 10 hectares para reflorestamento.

O prefeito KIQ disse que este dia será lembrado pelas próximas gerações. “Nós só temos que agradecer a Agroceres Pic por ter confiado em nossa cidade, nossa região e em nosso potencial. Este é um momento muito marcante, pois lá na frente lembraremos do dia em que Paranavaí teve um grande avanço na suinocultura. Ao longo dos anos serão muitos empregos e desenvolvimento, transformando nossa região em referência. Quando olharmos para trás, lembraremos de quão importante foi este dia”, ressaltou.

O diretor superintendente da Agroceres Pic, Alexandre Furtado da Rosa, elencou alguns pontos importantes sobre a suinocultura. “O Paraná conquistou a classificação de zona livre de febre aftosa sem vacinação em 2021, certamente um marco sanitário na história da suinocultura paranaense. Um reflexo do sério engajamento dos produtores, cooperativas e órgãos de controle sanitário estadual. Conquista estratégica em um momento crucial para o setor, somando para retomada economia pós pandemia de Covid-19”, avaliou.

Em seguida, o diretor falou sobre as potencialidades do Paraná. “O Paraná é o segundo maior produtor brasileiro de suínos e no ano passado bateu recordes de abates. Neste ano, a suinocultura paranaense cresceu 9% e a sua ascensão deve continuar. Hoje, é o segundo estado brasileiro que mais exporta proteína suína e se as previsões de crescimento se confirmarem, em breve o Paraná poderá ultrapassar Santa Catarina e ocupar o primeiro lugar nas exportações brasileiras de carne suína”, enfatizou.

A UDG Paranavaí é a sexta unidade desse tipo da Agroceres PIC no Brasil, a segunda no Paraná. Trata-se de uma estrutura moderna, que conta com alta tecnologia embarcada e adota as melhores práticas de sustentabilidade, o que demanda mão de obra qualificada. “Acreditamos que o empreendimento vai ajudar a movimentar a economia local, contribuindo com a geração de emprego, renda, e garantindo, em parte, a promoção do desenvolvimento socioeconômico da região”, afirmou o gerente de produção da Agroceres Pic, Nevton Brun.

A escolha da cidade de Paranavaí para a construção de nosso empreendimento é resultado de muita pesquisa e análise. Além da localização estratégica da cidade, que está em uma região sem tradição na produção de suínos, o que confere um alto grau de isolamento sanitário para nossa unidade, Paranavaí tem uma excelente infraestrutura, com fácil acesso, boas estradas e um ótimo IDH”, complementou Nevton.

Estiveram presentes também os vereadores Leônidas Fávero, Luis Paulo Hurtado, Fernanda Zanatta, Amarildo Costa, Maria Clara Buarque, Zenaide Borges e Delcides Pomin Júnior, secretários municipais, servidores e convidados.

Prefeitura de Paranavaí 

Compartilhe: