Na tarde da última segunda-feira (25), o Corpo de Bombeiros foi acionado para conter um incêndio na estação de energia de Loanda. Ao chegarem no local, os bombeiros identificaram que o incêndio estava concentrado no transformador, e que equipes da COPEL já estavam trabalhando para interromper o fluxo de energia para o equipamento, tornando o ambiente seguro para o combate às chamas.
Os bombeiros iniciaram os esforços utilizando o LGE (Líquido Gerador de Espuma) para combater as chamas no transformador. Como os resultados iniciais foram insatisfatórios, uma vez que o alcance do jato de LGE não era suficiente para atingir algumas partes do incêndio, a estratégia foi alterada e a equipe passou a empregar água para controlar as chamas.
Após um esforço conjunto, as equipes conseguiram extinguir o incêndio. Depois disso, foram realizadas ações para o resfriamento do equipamento.
As autoridades competentes estão investigando a causa do incêndio. Existe a suspeita de que tenha ocorrido por conta de um raio, mas ainda não há nada confirmado.