Aleksa Marques
Da Redação
De acordo com a nota técnica divulgada nesta sexta (9) pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o céu de Paranavaí apresenta um aspecto esbranquiçado nos últimos dias por conta de resíduos de incêndios florestais e queimadas na Amazônia e também no centro-oeste do Brasil.
Eles são transportados para longe devido a atual configuração dos ventos na América do Sul. O Simepar informou também que o trajeto da fuligem e da fumaça geradas naquelas regiões pode ser claramente observado através de imagens do satélite meteorológico GOES16, que monitora toda essa área do continente sul-americano a cada 10 minutos.
A altura média desse material suspenso na atmosfera é de 3 a 20 quilômetros. Os efeitos podem ser observados logo pela manhã e também no fim do dia, deixando o sol com uma cor avermelhada. Da mesma forma, a lua pode sofrer alteração na cor vista, a deixando mais amarelada. Durante o dia podemos observar o céu esbranquiçado e um ar mais seco.
Danos à saúde – E não somente efeitos visuais a fumaça pode causar, a saúde também é prejudicada. Valeska Aparecida de Abreu é enfermeira no SINAS (Sistema Integrado de Atendimento em Saúde) de Paranavaí. Ela alerta a população para a importância da hidratação constante em dias mais secos para que não haja maiores problemas como ressecamento ou sangramento das vias aéreas superiores.
Beber bastante água durante todo o dia, deixar os ambientes mais úmidos através de umidificadores ou toalhas molhadas e até mesmo aplicação de soro fisiológico nas narinas pode amenizar os sintomas que, se não tratados, a longo prazo podem se transformar em uma tosse alérgica ou até sinusite.
“Se você não tem soro fisiológico, vale passar água morna no nariz com a ajuda de um algodão ou até mesmo fazer um soro caseiro. Hidratar olhos, lábios e pele também faz toda diferença”, completou.
Ela alerta ainda para a prática de exercícios físicos e o ideal é escolher horários de menor intensidade do sol, pois já há uma perda natural de líquidos durante as atividades e o tempo seco ajuda a intensificar.
A enfermeira fala também dos cuidados com idosos e crianças. Eles têm a tendência de sofrer mais em dias mais secos. Valeska salienta a necessidade de sempre oferecer água e fazer com que eles bebam, mesmo não tendo sede. “Alguns idosos podem fazer uso de medicamentos para pressão, por exemplo, que são diuréticos. O ideal é reforçar ainda mais a ingestão de água. E não vale refrigerante ou bebidas alcoólicas. A água é o melhor líquido de todos”, finalizou.
Previsão do tempo – O sábado (10) promete ser quente na cidade poesia. São esperados 28°C de máxima e mínima na casa dos 20°C. O domingo (11) não será muito diferente com termômetros marcando 29°C e com previsão de 17°C de mínima. A semana será de tempo estável com previsão de chuva somente na quarta-feira (14).