(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

FIM DE ANO

Índice de confiança do comerciante paranaense cresce 3,6% em outubro

Pelo terceiro mês consecutivo, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) cresceu, atingindo 3,6% no Paraná em outubro. O indicador da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) mostra uma crescente melhora no otimismo do empresariado paranaense, que saiu da última posição do ranking nacional, ficando à frente de Roraima, que concentra os comerciantes mais reticentes do país.

Apesar da nova elevação, com 105,6 pontos, o índice paranaense continua abaixo da média nacional, que está em 112,8 pontos em outubro.

A confiança dos dirigentes de médias e grandes empresas do Paraná (+ de 50 funcionários) passou da 20ª posição do ranking nacional para o 10º lugar, enquanto os micro e pequenos comerciantes (até 50 funcionários) continuam no final do ranking, apesar de terem saído da última posição para a penúltima no mês de outubro.

Entre os fatores avaliados, as Expectativas do Empresário do Comércio (IEEC) tiveram a maior alta mensal, com aumento de 4,2%. Os Investimentos do Empresário do Comércio (IIEC) cresceram 3,3%, tanto que em outubro verifica-se a melhor situação atual dos estoques desde novembro de 2021, com 82,1% dos empresários avaliando que o nível de mercadorias é adequado ou está acima do adequado.

Já a opinião dos comerciantes sobre as Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC), mesmo com aumento de 3% de setembro para outubro, marca 75,2 pontos e por estar abaixo da margem de 100 pontos, ainda demonstra uma situação de pessimismo em relação ao cenário atual, sobretudo em relação à economia e ao comércio em geral.

 

Contratações – O Indicador de Contratação de Funcionários (IC) está em franca expansão, sobretudo pelas contratações de temporários para o movimento extra de fim de ano. O fator cresceu 8,5% em outubro, especialmente entre as empresas com mais de 50 colaboradores, entre as quais o indicador subiu 17,5%.

Comércio paranaense está mais confiante
Compartilhe: