(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

PARANÁ

Índice de intenção de consumo cai 1,6%

Em queda desde fevereiro, o Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) teve nova baixa no Paraná e marca 102,5 pontos em maio, o que corresponde a uma nova redução de 1,6% em relação a abril. Os dados são da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR). Já na comparação com maio de 2022, o índice apresenta aumento de 1,8% e se mantém acima dos 100 pontos, linha que mede o grau de satisfação ou insatisfação dos consumidores.

A média nacional avançou 2,4% em maio, mantendo a tendência de alta, embora o indicador esteja na zona negativa, com 96,7 pontos.

No Paraná, os componentes que abateram o indicador neste mês foram o Nível de Consumo Atual, com diminuição de 6,9%; Perspectiva Profissional, com redução de 5,6%; e Perspectiva de Consumo e Acesso ao crédito, com quedas de 3,9%.

Os únicos fatores com elevação mensal foram Emprego Atual (3,9%) e Renda Atual (2,1%), reflexo direto do mercado de trabalho aquecido no Paraná, onde foram gerados mais de 13 mil empregos em março, com crescimento de 137% em relação ao mesmo mês de 2022, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged,) do Ministério do Trabalho e Previdência. Outra consequência desse bom momento de empregabilidade, o fator Momento para Duráveis teve acréscimo de 0,3%.

Na análise por faixa de rendimentos, as famílias com renda acima de dez salários mínimos apresentaram a maior redução mensal do ICF, com -3,7%, ante baixa de 1% entre as famílias com menor rendimento.

Compartilhe: