Presidentes dos sindicatos que representam patrões e empregados de Paranavaí e da região discordam quanto ao valor a ser aplicado
REINALDO SILVA
Da Redação
Com a maior parte da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) definida, os sindicatos que representam patrões (Sivapar) e empregados (Sindoscom) do comércio varejista de Paranavaí e região ainda não chegaram a um acordo quanto ao índice de reajuste salarial. É a única cláusula que impede a conclusão das negociações.
Recentemente, o Diário do Noroeste conversou com os presidentes das duas entidades, que confirmaram a dificuldade em chegar ao consenso sobre o tema.
O representante da classe patronal, Edivaldo Cavalcante, defendeu a aplicação do Índice de Preços ao Consumidor (INPC) de junho, calculado em 3,70%, e deu a entender que poderia haver margem para esticar até 4%.
De forma reticente, a líder do sindicato dos trabalhadores, Leila Aguiar, demonstrou descontentamento com a proposta, mas preferiu não se manifestar em relação ao valor do reajuste salarial.
No quesito calendário comercial, que define datas e horários de funcionamento das lojas do Centro e dos bairros, os presidentes concordaram que o modelo estampado no acordo coletivo beneficia as duas categorias, patrões e empregados.
Em outubro, não haverá expediente no segundo sábado, dia 12, feriado que celebra a padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Para compensar o fechamento dos estabelecimentos comerciais, os atendimentos das 9h às 17h serão na semana seguinte, no dia 19.
Novembro terá três feriados nacionais, portanto com as lojas fechadas: dia 2, Finados; dia 15, Proclamação da República; e dia 20, Consciência Negra. Também será o período de uma das principais campanhas de vendas, a Black Friday, nos dias 29 (das 9h às 22h) e 30 (das 9h às 17h).
A programação especial de fim de ano começará no dia 9 de dezembro. A partir dessa data até o dia 23, a abertura de segunda a sexta-feira será das 9h às 22h. Aos sábados, das 9h às 17h, inclusive no aniversário de Paranavaí, dia 14. No domingo e na terça-feira que antecedem o Natal (22 e 24 de dezembro), o funcionamento será das 9h às 17h.
Sobre o fechamento da CCT, a expectativa era terminar as negociações até o fim de setembro, mas ainda não há prazo previsto para que os presidentes do Sivapar e do Sindoscom batam o martelo.