(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

MERCADO

Índice Intenção de Consumo das Famílias cresce pelo 4º mês consecutivo

O índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), aferido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), teve o quarto mês de crescimento consecutivo e marca 95,7 pontos em outubro. Na comparação com setembro, houve alta de 1,3% e na variação anual o crescimento é 5,1%.

O indicador é puxado principalmente pelas famílias de maior renda, entre as quais a pontuação chegou a 104,8, ultrapassando os 100 pontos e, portanto, considerado satisfatório, o que não acontecia desde abril deste ano. Entre as famílias com renda até dez salários mínimos o ICF é de 93,8 pontos.

A pesquisa demonstra que a partir de junho a pontuação da Intenção de Consumo das Famílias superou a de 2020 em todos os meses posteriores. Tal fato pode indicar maior confiança dos paranaenses na economia, elevando o consumo em relação ao mesmo período do ano anterior.

O histórico de intenção de consumo familiar no Paraná mantém-se acima da média nacional, que está em 73,2 pontos em outubro.

O subindicador de Perspectiva de Consumo demonstra crescimento de 68,1% no Paraná em relação ao mesmo período do ano anterior. Enquanto no Brasil, o crescimento está em 19,6%. Os fatores Emprego Atual e Renda Atual são os únicos que se mantêm acima dos 100 pontos, sendo considerados satisfatórios.

Já os fatores Acesso ao Crédito e Momento para Duráveis estão em queda tanto na variação mensal quanto na anual.

Compartilhe: