O índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), aferido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), teve o quarto mês de crescimento consecutivo e marca 95,7 pontos em outubro. Na comparação com setembro, houve alta de 1,3% e na variação anual o crescimento é 5,1%.
O indicador é puxado principalmente pelas famílias de maior renda, entre as quais a pontuação chegou a 104,8, ultrapassando os 100 pontos e, portanto, considerado satisfatório, o que não acontecia desde abril deste ano. Entre as famílias com renda até dez salários mínimos o ICF é de 93,8 pontos.
A pesquisa demonstra que a partir de junho a pontuação da Intenção de Consumo das Famílias superou a de 2020 em todos os meses posteriores. Tal fato pode indicar maior confiança dos paranaenses na economia, elevando o consumo em relação ao mesmo período do ano anterior.
O histórico de intenção de consumo familiar no Paraná mantém-se acima da média nacional, que está em 73,2 pontos em outubro.
O subindicador de Perspectiva de Consumo demonstra crescimento de 68,1% no Paraná em relação ao mesmo período do ano anterior. Enquanto no Brasil, o crescimento está em 19,6%. Os fatores Emprego Atual e Renda Atual são os únicos que se mantêm acima dos 100 pontos, sendo considerados satisfatórios.
Já os fatores Acesso ao Crédito e Momento para Duráveis estão em queda tanto na variação mensal quanto na anual.