Paranavaí ficou em 13º lugar no ranking paranaense de geração de empregos segundo dados do mês de abril do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), ficando à frente de cidades como Londrina, Umuarama, Cianorte e Campo Mourão. Além disso, pelo quarto mês consecutivo, o município teve saldo positivo com total de 209 empregos gerados.
“Isso é resultado de um trabalho conjunto de quando recontratamos o Sebrae para fazer o programa de retomada da economia em 2021. É fruto de cursos de capacitação para os empresários, funcionários e melhora no cenário de saúde nacional”, diz o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlos Emanuel Rodrigues.
Foram 976 admissões e 767 desligamentos. O setor que mais cresceu foi a indústria, com saldo de +66. Em seguida aparecem os setores de comércio (+62), serviços (+54), agropecuária (+34) e construção (-7). No acumulado de 2022, Paranavaí conta com 4.109 admissões e 3.536 demissões, gerando saldo positivo de +573.
“Para nós é ótimo porque geramos novos empregos, mais renda, pois um emprego a mais significa mais uma pessoa consumindo no comércio, reformando a casa, gastando na padaria, com eletrodomésticos… enfim. É um ciclo”, comenta o secretário.