(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

ÁGUA E ESGOTO

Ingresso de Paranavaí em consórcio intermunicipal de saneamento deve ser formalizado nos próximos dias

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

A Câmara de Vereadores aprovou, em segunda votação, o ingresso de Paranavaí no Consórcio Intermunicipal de Saneamento do Paraná (Cispar). O projeto, de autoria do Poder Executivo, segue agora para a sanção do prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes (KIQ). A expectativa é formalizar o contrato com a entidade imediatamente após a assinatura do documento.

Procurador do Município, Gilson José dos Santos informou que a parceria com o Cispar é a primeira etapa do processo de concorrência pública que definirá a empresa responsável pelo tratamento de água e esgoto em Paranavaí. Atualmente, os serviços são executados pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).

Santos avaliou a importância da participação de Paranavaí no Cispar. “O município não tem equipe técnica qualificada para fazer a licitação. Agora, vai dispor de mão de obra capacitada.” De acordo com o procurador, trata-se de uma matéria complexa que requer conhecimento profundo em engenharia sanitária. Com as devidas avaliações concluídas, será possível publicar o edital e lançar a concorrência pública.

O Cispar reúne 49 municípios do Estado e tem sede em Jussara. A Região Noroeste conta com alguns representantes: Colorado, Jardim Olinda, Paranapoema, Santa Isabel do Ivaí, Santa Mônica e Terra Rica.

O objetivo primordial da entidade é promover ações e serviços na área do saneamento, englobando abastecimento, coleta e tratamento de esgoto e de resíduos sólidos, drenagem urbana e execução de obras. Também pode fazer convênios, promover ajustes e realizar licitações em nome do município consorciado.

Novo contrato – O prefeito KIQ defende a formatação de um novo acordo formal de concessão dos serviços de saneamento básico em Paranavaí. Argumenta que desde 2018 a Sanepar atua em Paranavaí sem a vigência de um contrato, efetivamente, mas mantém os trabalhos por serem essenciais.

A empresa é responsável pelo tratamento de água e esgoto no município desde a década de 1970. A primeira concessão à Sanepar se estendeu por 30 anos, com renovação para mais 20. O entendimento jurídico da Prefeitura é que os processos foram irregulares, já que os devidos trâmites burocráticos não foram rigorosamente cumpridos. KIQ se baseia nas regras definidas pelo novo marco regulatório do saneamento básico.

Sobre o assunto, a Sanepar disse anteriormente que se manifestaria em momento oportuno.

Compartilhe: