O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPCD), em parceria com a Secretaria de Assistência Social, realizou nesta segunda-feira (21) um evento para promover a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.
A primeira ação do dia foi uma apresentação da fanfarra dos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Em seguida, todos os convidados participaram da abertura do evento, no auditório da Unipar.
“Durante essa semana, serão desenvolvidas várias atividades com o objetivo de sensibilizar sobre a inclusão das pessoas com deficiência e a necessidade de implementação e efetivação de políticas públicas para garantia de seus direitos”, disse a presidente Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Com Deficiência, Luciane Estevam de Pontes Costa
A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é desenvolvida todos os anos de 21 a 28 de agosto pela Federação Nacional da APAEs desde 1963. Desde 2017, quando foi instituída uma lei federal, a semana tornou-se ainda mais importante para o desenvolvimento de conteúdos para conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social desse segmento populacional, além de combater o preconceito e a discriminação.
O evento ainda contou com a palestra “Políticas Públicas: Direitos da Pessoa com Deficiência”, com Pedro Maria Martendal de Araújo.