Por ASN Paraná
O programa Inova Commerce, promovido pela Prefeitura de Nova Londrina em parceria com o Sebrae/PR, atendeu 30 empresas do comércio local durante cinco meses a auxiliou na transformação dos negócios. Os participantes tiveram a oportunidade de fazer diagnóstico das próprias empresas e com base nesse primeiro passo, receber consultorias para definir ações para alavancar os resultados e superar desafios. Em média, foi possível aumentar o faturamento das lojas em 19%. A empresa que teve o melhor resultado chegou ao incremento de 60%.
Dona de uma floricultura há dez anos, Rosineide Custódio Vieira Guirau relata que antes de participar do programa não sabia responder quanto vendia por mês. Depois de fazer o autodiagnóstico e os cursos, ela reformou a fachada da loja e vem implantando controles financeiros.
“Nos primeiros dias do programa eu implantei um sistema financeiro e comecei a fazer um levantamento das vendas. Agora quero contratar uma pessoa que vai cuidar dessa parte. Além disso, as dicas que aprendi sobre marketing em redes sociais já me ajudaram a melhorar as vendas”, comemora a empresária.
A presidente da Associação Comercial e Empresarial de Nova Londrina (Acinol), Fabiana Moreira, destacou a importância do programa para que os empresários tivessem acesso a novos conhecimentos e a direcionamentos específicos para as próprias necessidades.
“O conteúdo do Inova Commerce abriu a visão e trouxe motivação para os participantes. A pandemia criou na população o costume de fazer compras pela internet, então agora fica o desafio de encontrar caminhos para que os lojistas locais consigam competir com as vendas online”, ressalta a presidente da Acinol.
A primeira fase do programa, realizada em 2022, foi criada com base nas principais dificuldades do comércio local, relatadas através de entrevistas realizadas com empresários, no Programa Cidade Empreendedora. A pesquisa revelou que a gestão financeira, a inadimplência e a dificuldade em atrair e fidelizar os clientes eram os maiores desafios.
“Nossos comerciantes precisavam compreender o momento de oportunidade, em que as demandas por produtos e serviços têm aumentado no município. O Inova Commerce mostrou a importância de desenvolver a capacidade de gestão dos negócios e de superação dos desafios, já que até então prevalecia uma sensação de incapacidade de melhorar os resultados”, avalia o secretário municipal de Administração, Geraldo Pereira da Silva.
Para cada participante, foram disponibilizadas dez horas de consultorias, 36 horas de cursos e mais quatro horas de palestras. O conteúdo abordou conhecimentos nas áreas de marketing, vendas, finanças e cobranças. Os empresários participantes atuam em diversos segmentos.
“O que a gente quer é que o comércio local se torne competitivo e atrativo de verdade para que o pessoal da cidade compre ali, sem buscar centros maiores. Considero que os resultados foram surpreendentes, com lojistas que fizeram reformas, montaram novas vitrines, refizeram marcas, implementaram processos de gestão financeira e cobranças”, observa a consultora do Sebrae/PR, Narliane de Melo Martins.
O programa terá, neste ano, uma segunda fase e mais empresas poderão fazer parte. A participação é gratuita e estão sendo feitas reuniões para definir os temas prioritários.
“A ideia é trabalharmos com duas turmas. Uma mais avançada, para os empresários que estão no programa desde o ano passado e querem continuar alavancando as vendas, e outra para novos participantes. Sempre mantendo o foco nas necessidades trazidas pelos empreendedores”, conclui a consultora do Sebrae/PR.