A princípio, dois grupos estariam se estruturando para a disputa, um liderado pela professora Cida Gonçalves e outro sob a figura de Carlos Augusto do Cartório
REINALDO SILVA
Da Redação
Começa nesta terça-feira (17) o prazo para a inscrição das chapas concorrentes à presidência da Câmara de Vereadores de Paranavaí. A nova configuração do Legislativo, com 15 cadeiras a partir de 2025, comporta até três grupos, cada um composto por quatro vereadores – presidente, vice e primeiro e segundo secretários – totalizando 12 candidatos.
De acordo com a legislação vigente no município, o prazo para registro começa após a solenidade de expedição do diploma pela Justiça Eleitoral, marcada para a manhã desta terça-feira (17).
O limite é o último dia de funcionamento dos serviços administrativos da Câmara imediatamente anterior à data da eleição, portanto sexta-feira (20). Depois disso, o Legislativo entrará em recesso e retomará as atividades no dia 1º de janeiro para a posse dos eleitos e a escolha da nova Mesa Diretora.
As chapas deverão ser registradas de forma completa, com o preenchimento de todos os cargos. Os integrantes deverão apor visto de ciência no requerimento escrito.
Os vereadores não poderão concorrer aos cargos participando em mais de uma chapa.
A escolha de cada vereador será feita mediante declaração do voto, por chamada nominal. A eleição se dará por maioria simples de voto. Em caso de empate, os parlamentares serão convocados para sessão extraordinária no dia seguinte; persistindo a igualdade de votos, a chapa encabeçada pelo candidato mais velho sairá vencedora.
Em caso de candidatura única, a eleição se dará por aclamação.
A princípio, dois grupos estariam se organizando para concorrer à Mesa Diretora – um liderado por Aparecida Gonçalves (Professora Cida) e outro por Carlos Augusto Pereira de Lima (Carlos Augusto do Cartório). Se o cenário se confirmar, oito votos serão suficientes para garantir a eleição.
Professora Cida confirmou a busca por apoio para se eleger presidenta e argumentou que seria importante ter uma mulher à frente dos trabalhos legislativos. O consenso em torno de uma só chapa se mostraria mais efetivo, mas a democracia se fortalece com os processos eleitorais, analisou.
Carlos Augusto do Cartório também confirmou que está na corrida pela presidência. A chapa ainda não está definida, mas o grupo que o apoia tem trabalhado para fechar a lista com os quatro nomes. O vereador eleito concordou: o melhor caminho seria não haver disputa, por isso não descartou pensar em uma composição com Professora Cida.
O mandato terá dois anos de duração, o que significa que haverá nova votação para o período de 2027 a 2028.
Nas últimas eleições para a presidência da Câmara de Vereadores de Paranavaí, a escolha se deu por aclamação. Foi assim com Leônidas Fávero Neto (Doutor Leônidas), presidente no biênio 2021-22, e Luís Paulo Hurtado, que conduziu o Legislativo em 2023 e 2024.
Matéria atualizada em 18 de dezembro para retificação de informação.