REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Kits sustentáveis para educação e promoção da saúde menstrual. Aplicativo de apoio a autistas não verbais no desenvolvimento da comunicação. Curativo biodegradável sustentável e de baixo custo. Esses foram alguns projetos de destaque na primeira edição do Desafio Liga Jovem, em 2023, iniciativa do Sebrae que estimula o empreendedorismo tecnológico e a inovação.
A competição de caráter educacional reúne estudantes de todo o Brasil na criação de soluções transformadoras para problemas do dia a dia, na escola, no bairro, na cidade, na sociedade.
As inscrições para a edição de 2024 terminam nesta sexta-feira (7), são gratuitas e devem ser feitas no site do Desafio Liga Jovem (desafioligajovem.com.br).
A disputa é aberta a estudantes das modalidades de ensino fundamental (8º e 9º anos), médio (qualquer ano), superior (bacharelado, licenciatura e tecnólogo) e profissionalizante (qualquer ano).
Cada equipe pode ser formada por dois a cinco integrantes, desde que sejam da mesma instituição de ensino e estejam na mesma categoria. Também é necessário que haja um profissional da educação como orientador.
Os participantes passarão por maratona de capacitação nos dias 7, 8 e 9 de junho, através de transmissões ao vivo pelo YouTube. Depois, terão até 20 de junho para gravar um vídeo de até cinco minutos explicando o projeto.
Esta edição terá etapas de seleção estaduais e regionais, que levarão à fase nacional. O calendário prevê a seguinte programação: estadual em agosto, regional em setembro e outubro e nacional em dezembro.
As três melhores equipes do Brasil serão premiadas assim: primeiro lugar, viagem internacional e notebooks; segundo lugar, smart watches; e terceiro lugar, tablets.
No ano passado, 5 mil estudantes se inscreveram no Desafio Liga Jovem e os vencedores fizeram uma viagem imersiva a Madri com todas as despesas paga.