(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Inscrições para a Feira de Sabores do Paraná estão abertas até 14 de julho
Foto: Karoline Marques/IDR
Inscrições para a Feira de Sabores do Paraná estão abertas até 14 de julho Foto: Karoline Marques/IDR

RECONHECIMENTO

Inscrições para a Feira de Sabores do Paraná estão abertas até 14 de julho

Produtores rurais que desejarem participar da Feira Sabores do Paraná podem se inscrever até 14 de julho. Neste ano o evento será realizado de 21 a 24 de agosto, no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui, em Curitiba. Serão selecionados 140 empreendedores rurais que terão a oportunidade de mostrar sua produção para o público da Capital e região.

Além da venda de diversos produtos, a feira ainda contará com aulas-show que vão divulgar a gastronomia e o turismo do Estado. O evento é promovido pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), em parceria com a Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento, Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba, Faep-Senar-PR, Sebrae/PR, Fetaep e Ceasa-PR.

Segundo Karoline Marques, coordenadora estadual de Agroindústria do IDR-Paraná, os produtores interessados em participar da feira devem atender algumas exigências. “A primeira delas é ter o CAF (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar) ativo. Além disso, toda agroindústria que trabalhar com alimentos precisa ser regularizada sanitariamente, de acordo com o produto. Outra solicitação é que os produtos sejam rotulados, seguindo a legislação vigente”, afirma.

Ela lembra ainda que o artesanato a ser apresentado precisa ter características de identidade regional ou usar matérias-primas da propriedade rural.

As inscrições poderão ser feitas no site do IDR-Paraná ou em um escritório do Instituto no município do interessado. A inscrição não garante a vaga na feira. Elas serão analisadas e os produtores selecionados. Podem participar empreendedores individuais e organizações como cooperativas e associações. Os empreendimentos com jovens rurais, até 29 anos, serão priorizados.

História – A feira retornou em 2024 com 76 agroindústrias familiares de 56 municípios. Este ano será quase o dobro de expositores. No ano passado, dez deles eram do Rio Grande do Sul, que vieram mostrar seus produtos no Paraná a partir de uma parceria, com o objetivo de apoiar municípios atingidos pelas fortes chuvas que causaram uma tragédia no estado gaúcho em maio do mesmo ano.

A feira aconteceu de 2000 a 2014, sempre no Parque Barigui. Karoline explicou que o objetivo em retornar com o evento é divulgar os produtos coloniais do Estado, com destaque para a produção regional. “O turismo rural também será apresentado durante a feira. Queremos mostrar o que há de mais forte em turismo em cada região”, afirmou.

Compartilhe: