CRISTIANE GERCINA
DA FOLHAPRESS
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começará a liberar a consulta ao valor da primeira parcela do 13º de aposentados, pensionistas e demais segurados a partir da próxima quarta-feira (17). A consulta é feita no aplicativo ou site Meu INSS com CPF e senha do portal Gov.br.
O governo federal irá antecipar as duas parcelas do 13º para abril e maio, conforme decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinado na semana passada. A antecipação para o primeiro semestre tem sido feita desde 2020.
A primeira parcela do 13º será depositada entre os dias 24 de abril e 8 de maio, e a segunda, entre 26 de maio e 6 de junho.
O pagamento é feito seguindo o calendário anual do INSS e leva em consideração o número final do benefício, sem incluir o dígito verificador.
A gratificação natalina será paga a cerca de 34,2 milhões de segurados e injetará R$ 73,3 bilhões na economia.
Como é feito o pagamento do 13º? O primeiro pagamento do 13º salário é feito considerando o mês em que o aposentado começou a receber o benefício. Se já estava aposentado em janeiro daquele ano, receberá o valor integral, sendo 50% na primeira parcela e o restante na segunda.
A segunda parcela pode ter o desconto do Imposto de Renda, caso o segurado seja obrigado a pagar o tributo. Para quem se aposentou neste ano, a partir de fevereiro, o pagamento do 13º salário é proporcional ao número de meses em que ganhou o benefício até o final do ano.
Normalmente, a consulta para saber o valor exato que será pago é liberada próxima à data de pagamento, sendo que quem recebe o salário mínimo costuma saber o valor antes dos outros beneficiados. Após o primeiro dia de pagamento, o INSS libera o extrato atualizado para todos os segurados.
A consulta poderá ser feita pelo aplicativo ou site Meu INSS, que pode ser baixado nas lojas Play Store (Android) e App Store (iOS). É preciso ter senha do portal Gov.br.