REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
A Escola Municipal Maria Schueroff Back, no Distrito de Graciosa, em Paranavaí, tem 13 aparelhos de ar-condicionado devidamente instalados, mas não podem ser ligados, pois o padrão de energia não comporta o consumo elevado. O assunto foi amplamente debatido ao longo de 2023, especialmente durante as ondas de calor que atingiram a região.
Nesta semana, a preocupação com o bem-estar de alunos e professores nos dias de calor voltou à pauta da Câmara de Vereadores: Josival Moreira pediu celeridade na solução do problema. “Estamos correndo contra o tempo. Espero que a atual Administração Municipal acelere.”
O parlamentar teme que o período eleitoral que se aproxima comprometa a possibilidade de novos investimentos e retarde a concretização das melhorias necessárias na Escola Municipal Maria Schueroff Back. “Venho cobrando várias vezes a reforma, principalmente a questão do padrão de energia. A gente espera que comece logo.”
Em agosto do ano passado, Moreira apresentou um pedido de informações ao Poder Executivo. Além abordar a situação dos ares-condicionados, o vereador questionou sobre a pintura e a ampliação das salas.
A resposta foi lida por ele na primeira sessão legislativa ordinária de 2024, na segunda-feira (5). O ofício remetido pela Secretaria de Educação informa que já houve solicitação de “estudo técnico preliminar, seguido de licitação para reforma da escola, incluindo a troca de padrão de energia elétrica”.
O Diário do Noroeste solicitou à Secretaria de Comunicação atualização sobre o tema e aguarda resposta.