(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Foto: Ivan Fuquini
Foto: Ivan Fuquini

SENHORAS DE ROTARIANOS

Instalação de placas solares permitirá ampliar alcance dos trabalhos sociais em Paranavaí

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

Luzes acesas, sistema de ventilação ligado e aparelhagem de som funcionando. Tudo com energia elétrica produzida a partir da captação de raios solares. As placas instaladas na Associação das Senhoras de Rotarianos de Paranavaí foram doadas pela Cocamar, parte do projeto “Energia para transformar”.

A primeira fase contempla o espaço onde são ministrados os cursos de corte e costura e de costura industrial, voltados para mulheres de baixa renda de Paranavaí. As participantes aprendem um novo ofício e têm condições de se inserir no mercado de trabalho, aumentando a renda familiar.

A capacitação profissional começou em 2002 e só foi interrompida durante a pandemia de Covid-19.

O viés social do projeto chamou a atenção da Cocamar, que investe em ações de promoção do bem-estar da comunidade onde atua. De acordo com o superintendente de Operações, Osmar Liberato, Paranavaí é o oitavo município a receber o sistema de energia solar, o que mostra o comprometimento com a sustentabilidade, disse.

A presidente da Associação das Senhoras de Rotarianos de Paranavaí, Maria Aparecida Miotto Reis, afirmou que a mudança é bem-vinda. Os novos equipamentos garantirão economia nos gastos com energia elétrica, permitindo investir em outras frentes de trabalho em prol da comunidade.

Intermediadora da vinda do projeto a Paranavaí, Eugênia Céres Rauen Costa Monteiro reforçou que é alto o custo operacional para a realização dos cursos profissionalizantes. Diminuir os valores é fundamental.

 

Nova fase – A etapa seguinte será a instalação de placas de captação de energia solar no Centro de Educação Infantil Anibal Ajita, também doadas pela Cocamar, assim que a reforma do prédio terminar.

Inicialmente a instituição educacional atendia 20 crianças, filhas de funcionários da Santa Casa de Paranavaí. A grande procura por vagas tornou necessário aumentar a capacidade de acolhimento e já são aproximadamente 80 alunos. O novo espaço permitirá adicionar em torno de 40 vagas, chegando perto de 120.

O vice-prefeito de Paranavaí, Pedro Baraldi, lembrou que o CEI Anibal Ajita deixou de receber exclusivamente filhos de funcionários da Santa Casa e passou a ser aberto para toda a comunidade, somando-se à rede de ensino da cidade.

O superintendente de Operações da Cocamar ressaltou que a seleção das entidades filantrópicas para receber o sistema de energia solar leva em conta os serviços prestados e a relevância dentro da comunidade. Três pilares sustentam o projeto “Energia para transformar”: ambiental, social e governança.

Compartilhe: