O maior fluxo de veículos nas vias paralelas da Avenida Deputado Heitor Alencar Furtado levou a Prefeitura de Paranavaí a instalar semáforos em 13 pontos ao longo da avenida. Os equipamentos começaram a ser instalados nesta segunda-feira (23) e a previsão é que o trabalho seja concluído em até 30 dias.
Nesta primeira etapa, os locais não receberão qualquer equipamento de fiscalização eletrônica, como radares. De acordo com o secretário de Proteção à Vida, Patrimônio Público e Trânsito, Airton de Melo Gonçalves, essa possibilidade ainda é estudada pelo município. “Estamos estudando a viabilidade técnica de instalar radares também nas paralelas”, adiantou.
Por hora, a ideia é que os próprios semáforos ajudem a administrar o tráfego de motoristas nas paralelas como forma de tentar frear as imprudências e, consequentemente, o número de acidentes que vem acontecendo nesses pontos. “Entendemos que, com a devida educação dos nossos motoristas, teremos uma significativa redução no número de acidentes. Ainda assim, vamos redobrar a presença de agentes de trânsito nos cruzamentos”, acrescenta o secretário.
Segundo a pasta, receberão semáforos nos próximos dias todos os pontos das paralelas em que já houver o equipamento na via principal – a Avenida Heitor Furtado. Os equipamentos trabalharão de forma sincronizada, ficando com sinais verde e vermelho ao mesmo tempo. Confira todos os cruzamentos:
- Av. Dep. Heitor de Alencar Furtado x R. Joaquim Ferreira de Souza;
- Av. Dep Heitor de Alencar Furtado x R. Josepha Fernades;
- Av. Dep Heitor de Alencar Furtado x R. Humberto Bruning;
- Av. Dep Heitor de Alencar Furtado x R. Sebastião Bem Bem;
- Av. Dep Heitor de Alencar Furtado x R.Luiz Durigan;
- Av. Dep Heitor de Alencar Furtado x R.Luiz Spigolon;
- Av. Dep Heitor de Alencar Furtado x R. Guaporé;
- Av. Dep Heitor de Alencar Furtado x R.Miljutin Cogei;
- Av. Dep Heitor de Alencar Furtado x R. Dr. José Ettore Giovine;
- Av. Dep Heitor de Alencar Furtado x R. Amazonas;
- Av. Dep Heitor de Alencar Furtado x R. Riachuelo;
- Av. Dep. Heitor de Alencar Furtado x R. Felipe dos Santos;
- Av. Dep Heitor de Alencar Furtado x Indepêndencia.
Acidentes na avenida
Dados da Secretaria de Proteção à Vida, Patrimônio Público e Trânsito mostram que, somente no ano passado, 193 acidentes foram registrados na Avenida Deputado Heitor Alencar Furtado. 86 desses registros tiveram vítimas e outros 107 foram sem vítimas. Dessas, 281 pessoas ficaram feridas e 108 saíram sem ferimentos.
Deveria ter passarelas tbm! Inacreditável um fluxo de veículos cortando a cidade e sem nenhuma passarela! Quantas pessoas vão precisar morrer para que pensem nisso???? É vergonhoso ver idosos, crianças e trabalhadores atravessando essa rodovia sem proteção nenhuma!
Paranavai capital dos semáforos, é claro que vai por fiscalização eletrônica , da dinheiro, já sincronizar os semáforos não dá dinheiro, uma vergonha não fazer esse sincronismo garanto que tbm reduziria acidentes pois a velocidade seria constante e baixa, vamos ver com outro prefeito se isso acontece.