Integrante da Associação de Corredores do Noroeste do Paraná (Acorrenor), Simoniely Kovalczuk participou da competição 10k de Valência IberCaja, em Valência, na Espanha. Para conseguir percorrer o trajeto da prova, a atleta precisou superar o luto pela perda da mãe, que havia falecido há 30 dias antes.
“Para mim a prova foi muito significativa por ocorrer no aniversário de um mês do falecimento precoce de minha mãe, Luiza Kovalczuk, aos 54 anos”, contou a competidora.
A IberCaja aconteceu no dia 14 janeiro e contou participação dos principais atletas das modalidades. Simoniely fez o tempo de 37 min 40s e ficou em 83ª na classificação final da categoria feminina.
“Não consegui treinar como deveria, mas fiz a prova, pois minha mãe era uma grande incentivadora minha no esporte. Então essa prova foi em homenagem a ela”, diz Simoniely.
As duas primeiras colocadas da prova superaram o recorde mundial dos 10 km de corrida de rua que era 29min 14s. Agnes Ngetich foi campeã da prova com o tempo de 28 min 47s. Emmaculate Achol, 2ª colocada, fez tempo de 28min 57s
Simoniely é bicampeã dos 42 km da maratona Internacional de Foz do Iguaçu, e a IberCaja foi a primeira prova oficial fora do Brasil que disputou. Para garantir a participação na Espanha, contou apoio da Acorrenor para fazer a inscrição. O esposo da competidora, Everton Geraldo Serathiuk, também participou da IberCaja e completou o percurso em 38min 51s.
Acorrenor – É uma associação sem fins lucrativos que tem sede em Paranavaí e foi fundada em 2014. A entidade desenvolve um trabalho de treinamento de atletas de corridas de resistência e ciclismo para participar de competições. Ela atua nos municípios de Paranavaí, Nova Esperança, Alto Paraná, Tamboara, Atalaia, Nova Aliança, Nova Londrina, Marilena, Maringá e outras cidades do Noroeste do Paraná.
Sua missão é trazer os corredores e ciclistas para participarem da associação fomentando o esporte na comunidade em geral e priorizando a saúde e o bem-estar.