*Prof. Dr. Hudson Sérgio de Souza, Ph.D
A Inteligência Artificial (IA) aplicada a produção de textos, utiliza algoritmos e modelos de linguagem destinados a geração de texto automático. A tecnologia que envolve redes neurais para o processamento de grandes volumes de dados textuais, é capaz de aprender padrões linguísticos, capacitando e treinando da IA no processo de produção textual coerente.
Na área de produção textual a Inteligência Artificial pode ser aplicada a diversas áreas, como a redação de notícias, geração de conteúdo para blog, criação da descrição de produtos para o comércio eletrônico, campanhas publicitárias para marketing, geração de respostas automáticas, criação de história, roteiros, letras de músicas e etc, reduzindo o tempo para criação de textos e economizando recursos financeiras a empresas e profissionais liberais. A IA treinada com os modelos de linguagem, podem compreender e reproduzir estilos de escrita específicos, adaptando-se ao tom e à terminologia desejada.
O processo de geração de texto pela IA, utiliza técnicas de Processamento de Linguagem Natural (PLN) e a Aprendizagem de Máquina (AM), sendo que os modelos de linguagem são treinados com grandes conjuntos de dados textuais, expondo ao aprendizado da IA a uma grande variedade de informações e contextos linguísticos. Baseado neste treinamento a IA é capaz de prever as palavras mais prováveis em uma determinada sequência, gerando assim texto coerente.
Atualmente a Inteligência Artificial ainda não consegue escrever textos com a qualidade de grandes autores ou com uma contextualização gramatical de excelência, embora a aplicação de modelos de linguagem estejam cada vez mais robustos e produzindo textos com alto nível qualidade, é possível que ocorram ocasionais erros ou geração de informações equivocadas. Outro ponto a ressaltar é que a IA não possui um conhecimento de textos atuais, como por exemplo a OpenAI (https://openai.com) que possui alguns modelos textuais datados de setembro de 2021.
A tecnologia empregada a evolução da precisão e a qualidade do texto gerado pela Inteligência Artificial, cresce rapidamente impulsiona por pesquisa de ponta financiadas por multinacionais e projetos independentes formados por grupos engenheiros de software sem fins lucrativos apaixonados por tecnologia ao redor do mundo.
*Prof. Dr. Hudson Sérgio de Souza, Ph.D
hudsonss@gmail.com
(44) 99809-9250
Paranavaí-PR, 18/06/2023 às 21h07.
PÓS-DOUTORADO:
2023 Universidad de Barcelona – UB – Barcelona-España
Faculdad de Educación de la Universidad de Barcelona
Área: Educación
DOUTORADO:
2018 Universidade Estadual de Maringá – UEM – Maringá-PR
Área: Agronomia – Agro-Informática / Fitopatologia
MESTRADO:
2014 Universidade Estadual de Maringá – UEM – Maringá-PR
Área: Agronomia – Agro-Informática / Fitopatologia
GRADUAÇÃO:
2006 – UNIPAR – Campus Paranavaí – Paranavaí-PR
Curso: Bacharelado em Sistemas de Informação – SI
EMPRESA:
Proprietário da ConSistem – Consultoria e Sistemas
Paranavaí-PR
COORDENADOR/DOCENTE:
Curso: Bacharelado em Eng. de Software
Centro Universitário UniFatecie
Paranavaí-PR
ÁREAS DE INTERESSES:
– Multidisciplinaridade
– Software Livre GNU/Linux
– Agro-Informática
– Robótica para Automação
– Algoritmos e Lógica de Programação
– Desenvolvimento de Software Web
– Ensino Superior.