Na contramão da tendência nacional, o índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) cresceu no Paraná no último mês de 2023. O indicador, elaborado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), teve alta de 0,8% em relação a novembro no estado e ficou em 105 pontos. Já o ICF brasileiro caiu 0,7% em dezembro e ficou em 105,2 pontos.
Os aspectos que contribuíram para o crescimento estadual foram a Perspectiva de Consumo (94,6 p.) e Momento para Duráveis (68,0 p.), ambos com aumento de 5,7%. Mas esses subindicadores ainda estão abaixo dos 100 pontos, demonstrando a insatisfação dos consumidores. A Perspectiva Profissional dos paranaenses também cresceu em dezembro, registrando elevação de 4,5%, mas ainda marca 91 pontos e está abaixo da zona de satisfação.
O Acesso ao crédito é o fator de consumo mais crítico elencado pelos consumidores. Segundo eles, está mais difícil conseguir um empréstimo ou crédito para comprar a prazo. Marcando 79,3 pontos, esse subindicador caiu 5,2% de novembro para dezembro. Também tiveram redução os demais fatores avaliados: Emprego Atual (-0,7%), Renda Atual (-0,5%) e Nível de Consumo Atual (-0,9%).
As famílias com renda de até dez salários mínimos contribuíram para a elevação do ICF paranaense. Com 103,5 pontos, o indicador subiu 1,5% nesta faixa de rendimentos. Já entre as famílias com renda acima desse patamar houve redução de 2,3% e o ICF ficou em 112,2 pontos.