(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

FECOMÉCIO

Intenção de Consumo das Famílias inicia 2022 em alta

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) iniciou 2022 em alta. Com 101,7 pontos, o indicador aferido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), subiu 1,5% em janeiro na comparação com dezembro. Em relação a janeiro de 2021 a melhora foi mais expressiva, com aumento de 4,2%.

Esta é a sétima elevação consecutiva do índice, atingindo o maior nível desde abril de 2020, quando era de 109,3 pontos. Se por um lado o cenário de consumo paranaense é considerado satisfatório, a média nacional não tem sido assim. O indicador ficou em 76,2 pontos em janeiro, mas apesar da alta de 1,1% em relação a dezembro, continua abaixo dos 100 pontos, o que, pela metodologia da pesquisa, o coloca no patamar de insatisfação.

Aspectos avaliados

Os paranaenses estão mais seguros sobre o trabalho, tanto que o fator Emprego Atual cresceu 3,7% na variação mensal. A Perspectiva Profissional também subiu 1,9% em janeiro.

No entanto, a avalição das famílias sobre a Renda Atual teve ligeira queda de 0,2%, mas em compensação, a maioria acredita que o Acesso ao crédito está mais fácil, com aumento de 4,1%.

O Nível de Consumo Atual aumentou 2,7% em janeiro e a Perspectiva de Consumo foi ampliada em 6,6%. Entretanto, os paranaenses estão receosos para a compra de bens de maior valor: o quesito Momento para Duráveis caiu 8,1% na variação mensal.

Análise por faixa de renda

Entre as famílias com renda até dez salários mínimos a ICF expandiu 2% em janeiro, mas nas famílias de maior renda, baixou 0,3%, opinião impactada pela Perspectiva de Consumo (-2,6%), Renda Atual (-1,7%) e Momento para Duráveis (-9%).

Compartilhe: