Estudo divulgado pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), OIT (Organização Internacional do Trabalho) e Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) aponta que serão necessários quase 70 milhões de novos professores até 2030 para garantir o acesso universal à educação básica. Diante desse cenário, iniciativas que incentivam a formação de docentes desde os primeiros anos de preparação ganham destaque.
Entre elas está o projeto “Apadrinhamento de Jovens para o Curso de Magistério”, desenvolvido pelo Instituto Destino Brasil em parceria com o Colégio Sagrado Coração de Jesus. A proposta oferece bolsas de estudo a estudantes do Ensino Médio interessadas em seguir carreira na educação, viabilizadas com o apoio de empresas e instituições madrinhas, como a Escola Atuação, que além de contribuir com o apadrinhamento, também atua como local de prática.
Recentemente, estudantes vinculadas ao projeto tiveram a oportunidade de assumir a regência das turmas onde realizam estágio. Essa experiência representou uma etapa importante para a formação básica das participantes, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades que serão aplicadas em diferentes frentes da carreira docente. “Essa vivência é essencial para que possam assumir a sala com segurança, maturidade e muita clareza sobre o papel do educador. É um salto de desenvolvimento que só a prática proporciona”, explica a diretora da Escola Atuação, Carolina Pereira Frizon.
Com foco na formação de base, o projeto busca demonstrar a grandeza da carreira na área de educação. Um professor pode iniciar a trajetória na educação infantil aos 18 anos e, ao longo do tempo, se tornar palestrante, pesquisador, escritor ou professor universitário. De acordo o presidente do Instituto Destino Brasil, Ademar Batista Pereira, a valorização do preparo inicial é essencial para o fortalecimento da educação. “Precisamos incentivar as pessoas a se tornarem professores, a buscarem a preparação necessária para serem excelentes profissionais e a perceberem o melhor modo de atuarem no desenvolvimento das novas gerações”, afirma.
As turmas do projeto reúnem estudantes de diferentes realidades, unidas pelo interesse na carreira docente e pelo reconhecimento das diversas possibilidades que a profissão oferece. Para Ademar Batista Pereira, esse é um dos principais méritos da iniciativa, pois “a educação abre portas para diferentes trajetórias. O importante é que o primeiro passo seja bem estruturado e apoiado”, reforça.