A Secretaria de Saúde de Nova Londrina em parceria com a Secretaria Municipal de Educação tem atuado no âmbito do Programa Saúde na Escola, que tem por objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.
Dentre os assuntos a serem abordados estão as ações de prevenção da Dengue. Neste contexto a secretaria de saúde iniciou trabalhos junto a comunidade escolar do município envolvendo mais de 900 alunos com a realização de palestras orientativas e atividades pedagógicas teatrais e material didático com a temática da Dengue.
Segundo Daniel Pinto de Melo, Diretor de Endemias do Município: “As ações de prevenção e conscientização são desenvolvidas em conjunto com a sociedade, sendo uma parte das ações de combate ocorrendo diariamente através do trabalho dos Agentes de Combate a Endemias e das Agentes comunitárias de Saúde nas residências dos munícipes e outra parte através de ações junto a comunidade local, sendo as crianças grandes aliados no combate ao mosquito”.
A secretaria de saúde também tem intensificado as ações, tendo em vista a chegada do verão e o período de chuvas, que podem gerar água parada em diversos ambientes domiciliares e comerciais, sendo local ideal para a proliferação do mosquito da Dengue. Neste sentido a equipe de endemias do município tem alertado sobre as precauções necessárias para evitar a proliferação da dengue, sendo: Guardar garrafas com a boca virada para baixo; Manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia; Limpar sempre as calhas dos canos; Não jogar lixo em terrenos baldios; Colocar o lixo sempre em sacos fechados; Manter baldes, caixas d´água e piscinas sempre tampados; Deixar pneus ao abrigo da chuva e da água; Eliminar copinhos plásticos, tampas de refrigerantes, cascas de coco em sacos que possam ser lacrados; Furar latas de alumínio antes de ser descartadas para não acumular água; Lavar bebedouros de aves e outros animais pelo menos uma vez por semana.
O secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, fez um apelo a população do Paraná recentemente: “A SESA mantém em sua rotina a orientação sobre medidas preventivas além de trabalhos técnicos junto aos municípios. Mas, um trabalho fundamental neste momento é o de cada cidadão, mantendo a própria casa livre dos focos e criadouros; esta é nossa missão diante da gravidade da dengue; o alerta é para toda comunidade, em todas as cidades e em todos os bairros”. Ajude na prevenção da Dengue, seja um aliado nesta batalha.