O Dia de Nossa Senhora do Carmo, comemorado nesta terça-feira (16), é a festa máxima da ordem carmelita. Em Paranavaí, as monjas do Mosteiro Mater Carmeli passam um dia dedicado à padroeira do Carmelo, com celebrações e momentos de oração para comemorar a data e lembrar a importância da figura da santa para a ordem.
Neste ano, as celebrações do mosteiro foram realizadas com ainda mais alegria, já que o local recebeu a visita de quatro delas noviças vindas de Pernambuco. No total, 11 irmãs participam das comemorações no mosteiro.
“Hoje, a festa é dedicada à padroeira principal do Carmelo, junto com o profeta Elias, que a gente celebra no próximo dia 20. Então, para nós, as duas festas, além das festas tradicionais da igreja, como Páscoa e Natal, são as maiores no sentido de Carmelo”, explicou Irmã Edna Maria, uma das monjas que vivem no local.

Segundo ela, antes da chegada do Dia de Nossa Senhora do Carmo, as monjas se prepararam com uma novena dedicada à santa. Nesta segunda-feira (15), todas participaram do Ofício de Nossa Senhora do Carmo, rito que antecede o dia da padroeira e, nesta terça, iniciaram as celebrações nas primeiras horas do dia.
“Hoje, iniciamos o dia com as orações normais da Liturgia das Horas, dedicada especialmente à Nossa Senhora do Carmo. Ao meio-dia, nós fazemos mais um momento de oração e a consagração à Nossa Senhora como priora principal e perpétua do nosso mosteiro. E à noite temos a missa”, detalhou.


As monjas que vivem no Mosteiro Mater Carmeli são religiosas consagradas a Deus para uma missão especial: interceder pela Igreja e por todo o mundo. “A ordem sempre vê Nossa Senhora do Carmo como priora principal e perpétua, no caso das monjas, mas num todo, como mãe e irmã primeira do Carmelo, uma irmã mais velha, que nos leva diretamente a Jesus. Imitando a ela, a gente se aproxima mais perfeitamente de tudo aquilo que Jesus pede e espera de nós, como carmelitas.”
Em Paranavaí, todas as irmãs vivem enclausuradas, com dedicação total à oração, e por isso precisam realizar todas as comemorações ao Dia de Nossa Senhora do Carmo no mosteiro.