(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

EM LOANDA

Itaipu Binacional entrega 16 veículos elétricos para o Comafen nesta sexta-feira

Objetivo é renovar frotas municipais com modelos sustentáveis e contribuir para redução das emissões de carbono, alinhando-se com as metas da Agenda 2030

Cibele Chacon – da redação

Nesta sexta-feira (10), a Itaipu Binacional realizará a entrega de 16 veículos elétricos ao Consórcio Intermunicipal da APA Federal do Noroeste (Comafen). A cerimônia acontecerá às 9h na sede do consórcio, em Loanda, com a presença de 12 prefeitos que integram o Consórcio, autoridades regionais e representantes da Itaipu Binacional, incluindo o Diretor-Geral brasileiro, Enio Verri, e o Diretor de Coordenação, Carlos Carboni.

A entrega faz parte do programa Itaipu Mais que Energia, que busca estimular a renovação das frotas municipais por meio de veículos mais sustentáveis, com o objetivo de contribuir para a redução das emissões de carbono e alcançar as metas estabelecidas pela Agenda 2030 da ONU.

Os 16 veículos elétricos adquiridos pela Itaipu são modelos BYD Dolphin mini e serão distribuídos para os municípios que fazem parte do Consórcio Comafen, sendo um para cada cidade e quatro destinados ao próprio consórcio. Além dos carros, serão instalados pontos de abastecimento para garantir a autonomia e viabilidade do projeto a longo prazo.

O coordenador geral do Comafen, João Paulo Giacobbo, destacou a importância dessa iniciativa para os municípios consorciados, que buscam atender à crescente demanda por mobilidade sustentável. “Do ponto de vista do interesse público, essa aquisição visa melhorar a eficiência no uso dos recursos públicos ao diminuir os custos operacionais a longo prazo, como o consumo de combustíveis fósseis e a manutenção dos veículos, que são geralmente menores nos veículos elétricos.”, afirmou Giacobbo.

Segundo Giacobbo, a iniciativa responde à crescente preocupação com a sustentabilidade ambiental na região, que exige a implementação de soluções que minimizem os impactos da poluição atmosférica e sonora. O uso de veículos elétricos representa um avanço significativo nesse sentido, além de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população local.

A instalação de pontos de abastecimento de energia para os veículos também é vista como um passo importante para garantir a autonomia dos carros e a continuidade da proposta de mobilidade sustentável, sem depender de infraestruturas externas. “A necessidade dessa compra não apenas atende às demandas operacionais dos municípios envolvidos, mas também alinha-se aos princípios da administração pública moderna, que busca soluções sustentáveis, economicamente viáveis e que promovam o bem-estar social, tudo isso com base em um planejamento que privilegia o interesse público e o desenvolvimento sustentável da região”, concluiu Giacobbo.

Compartilhe: