(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Foto: Thamela Quirino
Foto: Thamela Quirino

QUALIDADE DE VIDA

Jogos da melhor idade em Paranavaí reúnem mais de 600 participantes de toda a região

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

Soninha está animada. Entra no ônibus em Terra Rica e viaja até Paranavaí para participar do 1º Festival da Melhor Idade, que reúne idosos de 22 municípios do Noroeste do Paraná. A aposentada de 62 anos faz parte da equipe de vôlei adaptado e se considera uma boa jogadora. Quer o título, mas se não conseguir, “só de chegar aqui já é uma vitória”.

São mais de 600 pessoas acima de 60 anos em competições individuais ou em grupo. Tem chute a gol, truco, dominó, tênis de mesa, jogo da memória, arremesso de feijão – atividades que permitem aos idosos movimentar o corpo e a alma.

O Festival é fruto de uma parceria entre as prefeituras, a Governo do Estado e o Instituto Mauricio Gehlen (IMG), oportunidade para mostrar que é possível criar políticas de promoção da qualidade de vida para a população com mais de 60 anos de idade. A ideia é estimular as instâncias governamentais a pensar em ações específicas de prevenção de doenças, convívio social e melhora da qualidade de vida.

Uma a uma as equipes chegam ao IMG e são recebidas pelo empresário Mauricio Gehlen. Vão se organizando em filas até que todos os competidores estejam reunidos. A abertura oficial é marcada pela expectativa: todos querem que os jogos comecem o mais rápido possível. Dá para ver a motivação em cada rosto, em cada sorriso, em cada levantar de braços para confirmar presença.

Após breves manifestações dos organizadores, os grupos seguem para os respectivos espaços de competição. A maioria é realizada no próprio Instituto Mauricio Gehlen, exceto o vôlei adaptado, levado para o Ginásio de Esportes Noroestão.

Enquanto alguns atletas tentam acertar a bola de basquete na cesta, outros têm como objetivo balançar a rede do gol. Logo ali a tarefa é acertar o saquinho de feijão no alvo. Um pouco mais adiante, os sons entusiasmados se misturam em saudáveis provocações típicas do truco.

Uma tarde festiva, de alegria. “É a realização de um sonho ver tantas pessoas reunidas aqui”, diz Mauricio Gehlen, idealizador do instituto em Paranavaí. Referência estadual e – por que não? – nacional, o IMG atende 850 idosos e oferece 17 atividades, entre práticas esportivas e acompanhamento psicológico. “É uma mostra da preocupação que temos com nossos vovôs e nossas vovós”, orgulha-se o empresário.

A ideia de promover o 1º Festival da Melhor Idade em Paranavaí surgiu depois que o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, visitou o IMG e demonstrou admiração com a estrutura e os serviços oferecidos aos idosos. A parceria que começou no final de março deste ano ganhou forças e se espalhou pelo Noroeste do Paraná.

O secretário de Assuntos Metropolitanos e Institucionais de Maringá, Fausto Eduardo Herradon, garante que até o final do ano haverá mais três edições do evento, uma em Maringá e as outras duas em municípios a serem definidos.

“Estamos integrando as duas regiões”, explica Herradon, referindo-se à Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) e à Associação dos Municípios do Noroeste Paranense (Amunpar).

A pretensão é “provocar os gestores públicos de maneira positiva”, explica o secretário de Assuntos Metropolitanos e Institucionais de Maringá, e incentivar a criação de políticas voltadas à população idosa. “Onde eles participam de atividades em grupo, os problemas de saúde diminuem. É nisso que devemos pensar.”

O secretário de Esportes e Lazer de Paranavaí, Rafael Octaviano de Souza, fala sobre o aumento da expectativa e das condições cada vez mais favoráveis para a longevidade. “Isso traz uma responsabilidade muito grande para os gestores públicos.”

A secretária de Assistência Social de Maringá, Sandra Jacovós, exalta a beleza do evento e a importância de promover o bem-estar do público da chamada melhor idade, especialmente no mês de combate à violência contra idosos, com a campanha Junho Violeta.

O anúncio oficial da abertura da competição é feito pelo superintendente regional dos Jogos da Juventude, Agnaldo Baldo, representante da Secretaria de Estado do Esporte. “Estamos muito felizes de estar aqui com vocês.”

Compartilhe: