Na sexta-feira (13) foi realizada a segunda edição dos Jogos da Apaes do Sesc Paranavaí, competição paradesportiva que se tornou referência no Paraná e entrou para o calendário oficial de entidade.
Gerente do Sesc Paranavaí, Marcos Scoz conta que o evento teve início em 2023 e foi inédito na rede Sesc. “Deu tão certo que se tornou um evento sistemático. Agora temos verba garantida para a realização todos os anos”. A competição foi idealizada por Fernando, um dos técnicos da unidade de Paranavaí, após participação em um curso do Sesc em Curitiba.
Scoz explica que todo o evento é pensado e adaptado para as características físicas e motoras dos participantes. Nesta segunda edição participaram 715 alunos de 19 Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). As modalidades disputadas foram: futsal, revezamento de travesseirinho, bocha paralímpica, revezamento do bastão, corrida do saco, boliche e arremesso de peso.
A novidade para a segunda edição foi a disputa da bocha paralímpica, modalidade dos Jogos Paraolímpicos.
Além do aspecto esportivo, o evento promove a interação entre os alunos. Experiência destacada por Maykon de Jesus, de 18 anos, aluno da Apae de Santo Antônio do Caiuá.
“Uma vez a gente perde e em outras a gente ganha, mas emoção maior é estar aqui”, disse Maykon que já participou pela segunda vez.
A diretora da Apae de Terra Rica, sede da regional de Paranavaí, Marinêz Rodrigues do Socorro ressaltou a importância do evento, pois é muito significativo para alunos excepcionais. “Promove a verdadeira inclusão e a valorização das pessoas como elas são”.