Mais de 21,9 mil atletas e técnicos de 315 municípios participam da fase macrorregional dos Jogos Escolares do Paraná (Jeps), que está sendo disputada nesta semana em Campo Largo, Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Assis Chateaubriand, Astorga, Nova Esperança, Apucarana e Cambará. São equipes de 315 municípios, representando 1.172 escolas estaduais, municipais e particulares do Estado. As competições iniciaram quarta-feira (12) e seguem até domingo (16).
Os Jeps reúnem atletas de 12 a 17 anos e são os mais tradicionais entre os jogos oficiais do Governo do Estado, realizados pela Secretaria do Esportes (SEES). A edição 2024 comemora os 70 anos da competição.
“Hoje o Paraná é referência no esporte escolar brasileiro devido a grande participação das escolas na competição estadual. É uma alegria constatar que chegamos aos 70 anos com muita qualidade e competitividade”, afirma a coordenadora dos Jeps na Secretaria do Esporte, Márcia Tomadon.
A primeira etapa da edição 2024 (fase regional 1) foi disputada entre os dias 03 e 08 de maio. Também em maio (de 09 a 18) foi realizada a fase regional de Curitiba e, em seguida, foi disputada a fase regional 2 (entre os 17 e 22). As fases iniciais tiveram 64,5 mil inscritos, entre atletas e técnicos.
MODALIDADES
Na fase macrorregional são disputadas oito modalidades: basquete, futsal, handebol, voleibol, atletismo, tênis de mesa, xadrez e vôlei de praia. Há também competição paradesportiva no atletismo e no futsal. Nas coletivas, participam os campeões regionais, enquanto nas individuais, participam campeões e vice-campeões.
Após esta fase, serão realizadas as finais de 12 a 14 anos, em Campo Mourão (12 a 20 de julho), e de 15 a 17 anos, em Pato Branco (2 a 10 de agosto). Os campeões dos Jeps representarão o Paraná nos Jogos Escolares Brasileiros, Jogos da Juventude e Paralimpíadas Escolares.