Igor Mateus / Da Redação
Depois de passar cinco dias participando da Etapa Nacional das Competições Senac de Educação Profissional, em Vitória, no Espírito Santo, a jovem Estefany Marengoni, de 19 anos, natural de Nova Aliança do Ivaí, no Noroeste do Paraná, conquistou o título de melhor técnica em enfermagem do Brasil. O prêmio rendeu a ela o direito de poder participar em 2024 na cidade de Lyon, na França, da maior competição do mundo: a Worldskills.
Em entrevista ao Diário do Noroeste – DN, ela se mostrou orgulhosa pela conquista. “Esse prêmio é gigantesco e a sensação é a melhor possível por saber que estarei representado o Brasil. Estou ansiosa para começar os treinamentos, além de aprender uma nova língua (o francês). Vou me dedicar 100% em busca do melhor resultado”, declara.
Antes do prêmio nacional, Estefany havia revebido o título de melhor técnica de enfermagem do Estado do Paraná. Para o DN, ela fez questão de enfatizar as raízes de onde veio.
“Eu vim de Nova Aliança do Ivaí, o menor município do Paraná com apenas 1.323 habitantes. Com 17 anos passei a frequentar o Senac, em Paranavaí, uma instituição que faço questão de ressaltar como referência para jovens que buscam se qualificar para o mercado de trabalho. Graças aos estudos aqui, consegui conquistar esse título”, comenta.
Viviane Reis, gerente executiva do Senac PR – Paranavaí, comemorou a notícia. “A Estefany sempre foi exemplar e quando abriram as inscrições, surgiu a ideia da candidatura. Ela foi medalha de ouro no Paraná e agora no Brasil. Isso é motivo de orgulho para todos os profissionais que trabalham aqui e que acompanharam o processo de evolução dela. Estamos muito felizes com esse resultado”.
A competição – O Senac Paraná participou com quatro representantes nas seguintes ocupações: Cozinha, Cuidados de Saúde e Apoio Social (técnica de enfermagem), Serviço de Restaurante e Cabelereiro.
Três subiram ao pódio, sendo que dois garantiram uma vaga nas Worldskills. Estefany Marengoni e o curitibano Paulo Bedin – tecnólogo em gastronomia, irão representar o Brasil em Lyon, na França, em 2024.
Worldskills – Realizada a cada dois anos, essa é a maior competição mundial de educação profissional e deve reunir cerca de mil estudantes de todo o mundo.
Serão mais de 60 ocupações profissionais representadas – uma oportunidade única de compartilhamento das principais técnicas e práticas relacionadas às profissões, garantindo intercâmbio de ideias, conhecimentos e aprendizados.
(Com informações da Fecomércio Paraná)