O bailarino paranavaiense Rafael Vedra, de 26 anos, que há sete anos atua profissionalmente na Europa, fez uma visita de cortesia ao prefeito Mauricio Gehlen durante suas férias no Brasil, nesta quinta-feira (31). Recebido no Gabinete Municipal, Vedra compartilhou sua trajetória artística e foi parabenizado pela carreira de destaque internacional.
“Rafael é motivo de orgulho para nossa cidade. Ele leva o nome de Paranavaí mundo afora com suas belíssimas apresentações”, destacou o prefeito.
Filho de Maria Alice Pereira e de Lauro Alves de Oliveira (in memoriam), Rafael iniciou sua trajetória na dança em 2011, em Paranavaí. Dois anos depois, foi selecionado para estudar na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, a única filial da prestigiada escola russa, localizada em Joinville (SC). A formação segue a metodologia Vaganova, reconhecida mundialmente pela excelência técnica.
“Desde 2016, o prefeito Mauricio Gehlen acompanha minha trajetória e torce pelo meu sucesso. Levo com orgulho o nome de Paranavaí por onde passo”, afirmou Rafael.
Ao longo da carreira, Vedra já se apresentou em países como Canadá, Rússia, Alemanha, Portugal, Espanha, Suíça, Japão, entre outros. Em 2017, esteve no Canadá para apresentações e aperfeiçoamento técnico. No ano seguinte, ao concluir sua formação no Bolshoi, assinou seu primeiro contrato profissional. Desde então, tem se destacado no cenário europeu da dança clássica.
“Entre os paranavaienses que estudaram no Bolshoi, em Santa Catarina, conheço apenas três: Paulo Henrique, Manuela Monteiro e eu. A seletiva é extremamente concorrida, e conquistar uma vaga já é um feito histórico”, comentou.
Em 2018, Vedra participou de um intercâmbio na sede do Bolshoi em Moscou. Na temporada 2019/2020, atuou em Munique, na Alemanha, onde permaneceu até a temporada 2023/2024, com grande destaque nas companhias locais. Em 2023, durante uma visita à Alemanha, o prefeito Mauricio Gehlen teve a oportunidade de assistir a uma apresentação de Rafael no Teatro Nacional de Munique.
Na temporada 2024/2025, o bailarino passou a atuar como solista na Companhia Ballet AmRhein, em Düsseldorf. Já em 2025, ingressou como demi-solista no tradicional Teatro SemperOper, em Dresden, uma das casas de ópera mais prestigiadas da Europa.
Além do talento nos palcos, Rafael também se destaca pela dedicação aos estudos linguísticos. Atualmente, fala fluentemente seis idiomas: português, inglês, espanhol e italiano, além de ter domínio intermediário do alemão e do russo. Vedra também é coreógrafo há 5 anos em companhias do Brasil e da Europa.
Ao final da visita, deixou uma mensagem inspiradora aos jovens: “Nunca se deve perder a esperança de conquistar aquilo que se almeja. Se te faz bem, se é o que você ama, corra atrás com determinação e foco. Em algum momento, o resultado vai aparecer”.