ADÃO RIBEIRO
Da Redação
Um grupo de jovens integrantes da Guarda Mirim de Paranavaí visitou o Diário do Noroeste nesta semana. A turma teve acesso aos departamentos da empresa de comunicação, conheceram um pouco da história do jornal e trocaram mensagens com a equipe do DN sobre a importância da leitura na formação de consciência crítica e de preparo para o mercado de trabalho.
O educador Delto Fiori Júnior acompanhou os estudantes na visita. Ele explicou que no total da Guarda Mirim atende um total de 180 jovens. O grupo recepcionado no DN nesta terça-feira (30 de julho) é formado por meninos e meninas com idades entre 14 e 17 anos.
A entidade trabalha nos períodos da manhã e da tarde, sempre atendendo no formato de contraturno escolar. Na Guarda Mirim os jovens recebem noções sobre atividades que serão importantes para toda a vida. Fiori, responsável pelas aulas de informática, complementa que são disponibilizadas oficiais que oportunizam desenvolvimento do papel de cada um na sociedade, ação em equipe e fatores sobre o mercado de trabalho.
“O objetivo é uma formação ampla, que oportunize o exercício pleno da cidadania e que possam estar preparados, inclusive, para ingresso no mercado de trabalho”, sintetiza.
A Guarda Mirim dispõe de vagas para outros jovens que buscam desenvolvimento das suas habilidades e também o convívio sadio com os demais estudantes que igualmente estão em etapa importante da formação.
A Associação Educacional Vigilantes Mirim “Frei Rafael Mainka” de Paranavaí (Guarda Mirim) está localizada Avenida Tancredo Neves, 4455 – Jardim Guanabara. O contato pode ser feito através do telefone (44) 3423-1601.
O DIÁRIO DO NOROESTE
Na visita ao DN os jovens conheceram um pouco da história das comunicações em Paranavaí. O Diário do Noroeste foi fundado no dia 23 de outubro de 1955. Desde então, circula regularmente levando as principais notícias de toda a região.
São 69 anos de trabalho do DN, o segundo jornal mais antigo do interior do Paraná. Atualmente trabalha de maneira simultânea a tradição do impresso e o protagonismo das plataformas digitais.
Por fim, coroando momentos de uma tarde agradável, os jovens levaram para as suas casas e estabelecimentos escolares a mensagem da importância da leitura e da escrita para o desenvolvimento humano. Em outras palavras, para a formação da cidadania.