Dois jovens da equipe de atletismo de Paranavaí se classificaram para a disputa do Gymnasiade 2022, competição mundial escolar. O torneio está marcado para o mês de maio na Normandia, França. A vaga para etapa mundial foi alcançada nesta quarta-feira (9) na seletiva realizada em Aracaju, Sergipe. Além dos classificados, outros três atletas e um treinador formaram a delegação paranavaiense.
Acompanhados pelo treinador Leandro Lopes, os atletas Eric Guedes,16, e Matheus Barros, 17, foram campeões em suas categorias e conquistaram as vagas. Além dos medalhistas de ouro, Paranavaí ganhou mais duas medalhas de prata, com Ana Venâncio no lançamento do martelo e Izabella Lindolfo, salto com vara. Competidor dos 200m, Arthur Treicher não chegou ao podium.
Atleta do salto em distância, Matheus se classificou após alcançar a marca de 6,82m. Depois da participação, o atleta comentou que, apesar de alguns problemas nos treinamentos, conseguiu se preparar para a seletiva. Ele ressalta que a marca obtida não foi a esperada, mas fica feliz com a classificação.
Matheus lembra que durante a seletiva teve problemas com suas sapatilhas. “No segundo Salto eu escorreguei e acabei quebrando alguns pregos e caí. Logo após ter cancelado o salto me levantei e garanti a minha vaga” diz o atleta.
Eric Guedes alcançou a classificação no salto com vara com a marca de 1,92m. Feliz com a vaga, o jovem diz estar muito grato com o momento no início do ano e disputar o Mundial está sendo a realização de um sonho. “Essa classificação me mostra o quanto está valendo a pena se esforça e lutar”, comenta o competidor.
Treinador da equipe de Paranavaí e da Seleção Paranaense na seletiva, Leandro fala da alegria em ver os dois jovens conquistando vaga para uma competição internacional. Isso é fruto de um trabalho árduo que vem sendo realizado diariamente nos treinamentos, afirma o treinado.
Ele ainda ressalta que o projeto paranavaiense de atletismo é destaque a nível estadual, pois se trata de um trabalho que revela muitos talentos para o esporte.
Restando dois meses de preparação para o mundial, Leandro fala que Eric e Matheus começaram uma rotina de treinos voltadas para o torneio na França. Ele agradece o apoio da Prefeitura de Paranavaí.
Os atletas paranavaiense na seletiva fazem parte do Programa Bolsa Atleta do munícipio.