(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Reunião na Junta Comercial do Paraná
Foto: Sophia Tulio/Jucepar
Reunião na Junta Comercial do Paraná Foto: Sophia Tulio/Jucepar

NEGÓCIOS

Jucepar moderniza sistema e amplia acesso a dados de empresas

A Junta Comercial do Paraná (Jucepar), órgão do Governo do Estado vinculado à Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Seic), implementou melhorias em seu BI Empresas PR. Além de apresentar um layout mais moderno e intuitivo, a ferramenta agora permite o acesso a informações que antes não estavam disponíveis, como os dados de empresas ativas enquadradas como MEI (Microempreendedor Individual) ou no regime do Simples Nacional.

Outra novidade é a inclusão de estatísticas sobre o número de empreendimentos abertos sob o decreto de baixo risco, ampliando a transparência e facilitando a análise do ambiente de negócios no Estado.

O avanço foi um dos assuntos tratados durante a reunião do Conselho de Administração da Jucepar, realizada nesta segunda-feira (9), na sede da instituição. Com as atualizações no sistema, qualquer cidadão pode acessar Empresas PR – Estatísticas, disponível na página inicial do site da Jucepar. A ferramenta possibilita consultar uma variedade de dados, incluindo o número de aberturas e encerramentos de empresas, organizados por município, CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas), região geográfica, natureza jurídica e porte empresarial.

“Com as novas funcionalidades, é possível consultar dados sobre empresas ativas de forma mais prática e detalhada. Isso fortalece a tomada de decisão e permite que empresários e gestores tenham informações atualizadas e confiáveis, e reforça o compromisso da Jucepar com a modernização e a transparência dos dados”, afirma Idervan Caetano, coordenador de Tecnologia e Integração da Jucepar.

Durante a reunião, também foram apresentados os resultados do primeiro trimestre do ano, com destaque para o crescimento da receita, o aumento na abertura de empresas e a redução no tempo necessário para a criação de um novo negócio no Paraná.

Para o diretor-geral da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços, Christiano Puppi, os números são positivos e refletem diretamente os avanços na agilidade dos processos, especialmente na análise do tempo médio de registro e na concessão de alvarás. “O Paraná é amigo do empreendedor, amigo de quem deseja produzir aqui, contribuindo para que esses resultados caminhem junto com o crescimento do Estado”, destacou Puppi.

Tempo de abertura – Atualmente, o Paraná é o terceiro estado mais rápido do país no processo de abertura de empresas — um feito ainda mais relevante considerando que analisa cerca de oito vezes mais processos que o primeiro colocado no ranking.

Para avançar ainda mais na agilidade, está em curso a padronização do sistema de registro empresarial em todos os 399 municípios do Estado, com foco na automatização dos procedimentos. A iniciativa será totalmente custeada pela Jucepar, que investirá R$ 8,5 milhões ao longo de dois anos para apoiar os municípios na modernização de suas estruturas.

Um acordo já foi firmado com o Sebrae para simplificar e desburocratizar os processos de abertura, alteração e baixa de empresas com atividades de baixo risco. Pelo convênio, as prefeituras receberão apoio técnico e capacitação, com o objetivo de alcançar diretamente os empresários locais e facilitar o ambiente de negócios em todo o Estado.

Segundo o presidente da Jucepar, Marcos Rigoni, o objetivo da automatização da consulta de viabilidade econômica nos municípios é justamente reduzir o tempo de resposta dessa etapa, que costuma ser um dos principais gargalos no processo de abertura de empresas. Com essa modernização, o empreendedor poderá abrir sua empresa em questão de segundos.

Compartilhe: