REINALDO SILVA – reinaldo@diariodonoroeste.com.br
O prefeito de Terra Rica, Julio Leite, foi eleito presidente da Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar) e chegará ao terceiro mandato – antes, esteve à frente da entidade em 2021 e 2022. “Já tive duas oportunidades, então volto com muito gás, muito animado para fazer ainda melhor do que já fiz.”
A eleição aconteceu nesta quinta-feira (21) e contou com a participação de 22 dos 28 prefeitos da região. Julio Leite recebeu 12 votos, dois a mais do que o concorrente, o prefeito de Santa Cruz de Monte Castelo, Fran Boni.
A posse está marcada para o dia 26 de janeiro.
O presidente eleito disse que tem novas ideias para colocar em prática ao longo de 2024, quer deixar a Amunpar mais tecnológica, mais moderna e desenvolver estratégias para atrair os prefeitos da região em torno das pautas regionais.
Citou a duplicação da BR-376, no trecho entre Paranavaí e Nova Londrina. “Já está bem claro para o governo [federal] que sem a duplicação não vamos aceitar o pedágio.”
Em recente viagem a Brasília, lideranças do Noroeste do Paraná levaram a reivindicação ao Ministério dos Transportes e à Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT). Voltaram com a percepção de que a obra será incluída no novo contrato de concessão rodoviária, previsto para o ano que vem.
O próximo passo, disse Julio Leite, será definir o local de instalação da praça de pedágio. A preocupação é que o novo ponto de cobrança estimule os motoristas a desviarem a rota, passando por dentro de municípios que não estão preparados para o grande fluxo de veículos. A ideia inicial era construir em Guairaçá.
Também está na lista de pautas prioritárias a construção da ponte entre Paraná e Mato Grosso do Sul. O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) está em andamento, custeado pela Itaipu. Julio Leite garantiu que mantém bom relacionamento com a empresa binacional.
O prefeito de Terra Rica se apega à experiência que teve nos dois anos à frente da Amunpar. “Quando você interrompe o mandato e volta, é diferente, você volta com outras ideias, percebe onde falhou. Volto mais experiente.”
A diretoria eleita nesta quinta-feira é composta por Fabiano Travain, de Mirador, na primeira vice-presidência; Eliel Corrêa, de Diamante do Norte, na segunda vice-presidência; Ulisses de Souza, de Nova Aliança do Ivaí, na função de secretário; e Beto Vizzotto, de Paraíso do Norte, como secretário administrativo.