No próximo dia 15 de junho acontece o Dia Mundial de Conscientização sobre o Abuso Contra Idosos. A data, instituída pela Rede Internacional para a Prevenção do Abuso de Idosos (INPEA) em 2006, foi reconhecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em dezembro de 2011. A campanha mundial objetiva sensibilizar a sociedade para combater as diversas formas de violência cometidas contra a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos. E em Paranavaí, várias atividades serão desenvolvidas durante o mês de junho em alusão ao tema.
No dia 10 (segunda-feira), a equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos do Centro da Juventude, fará uma panfletagem nas UBSs Celso Konda e José Eloy. No dia 11 (terça-feira) os profissionais do CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social) farão uma palestra com o tema “Violência contra a Pessoa Idosa” a partir das 14h30, no Instituto Maurício Gehlen.
Na quarta-feira, dia 12, a enfermeira da UBS Celso Konda vai coordenar uma atividade socioeducativa sobre violência contra a pessoa idosa, às 9h45, no Centro da Juventude. E na quinta-feira, dia 13, também no Centro da Juventude, às 9h haverá uma palestra com profissional do curso de Direito da Unespar, sobre Direitos da Pessoa Idosa, com espaço para atendimento individualizado.
Para fechar a semana principal de atividades, no dia 14 (sexta-feira) a equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos do Centro da Juventude, fará uma panfletagem no CRAS da Vila Operária. E às 10h haverá uma carreata de Conscientização sobre Violência contra a Pessoa Idosa pela Avenida Martin Luther King.
Nos dias 18, 20 e 26 de junho (terça, quinta e quarta-feira), as equipes do CRAS Jardim Maringá promoverão a palestra “’Eu comigo, eu com os outros, eu com a sociedade”, na sede do próprio Centro de Referência. No dia 18, a palestra acontecerá das 8h45 às 10h; no dia 20 em dois horários – das 8h30 às 9h30 e das 14h às 15h30; e no dia 26, das 8h30 às 9h30.
Para completar a programação, o profissional Peterson José Momesso fará uma explanação do tema “Violência contra a Pessoa Idosa” para o Grupo de Idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS São Jorge, das 8h30 às 10h.
Abuso contra a Pessoa Idosa – O abuso de idosos pode ser definido como “um ato único ou repetido, ou a falta de ação apropriada, ocorrendo em qualquer relacionamento onde haja uma expectativa de confiança que cause dano ou angústia a um idoso”. É uma questão social global que afeta a saúde e os direitos humanos de milhões de pessoas idosas em todo o mundo, e uma questão que merece a atenção da comunidade internacional.
Em muitas partes do mundo, o abuso de idosos ocorre com pouco reconhecimento ou resposta. Até recentemente, esse grave problema social era escondido da opinião pública e considerado principalmente um assunto privado que, ainda hoje, continua a ser um tabu, subestimado e ignorado pelas sociedades em todo o mundo. No entanto, as evidências estão se acumulando e indicam que o tema é um importante problema de saúde pública e social.
O abuso de idosos ocorre em países desenvolvidos e em desenvolvimento, mas, geralmente é subnotificado globalmente. As taxas ou estimativas de prevalência existem apenas em países desenvolvidos selecionados — variando de 1% a 10%. Embora a extensão dos maus-tratos aos idosos seja desconhecida, seu significado social e moral é óbvio. Como tal, exige uma resposta global multifacetada, que se concentre na proteção dos direitos das pessoas idosas.
O Brasil tem mais de 30 milhões de idosos. Todos eles merecem respeito. Mas isso nem sempre acontece. Abandono, maus tratos, violência física e psicológica atingem milhares de brasileiros todos os anos. E dois terços dos casos acontecem dentro de casa.
(Keila Metz – diretora de Jornalismo – Assessoria Prefeitura)