(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

BRASIL

Juntos salvamos vidas é o tema da Semana Nacional de Trânsito

De 18 a 25 de setembro será realizada a Semana Nacional de Trânsito, uma comemoração anual realizada desde a criação do Código de Trânsito Brasileiro, Lei nº 9.503 de 23 de setembro de 1997. A Semana, que esse ano tem como tema “Junto Salvamos Vidas”, é caracterizada por uma série de eventos e ações educativas promovidas por todos os órgãos e entidades que integram o Sistema Nacional de Trânsito, com a finalidade de conscientizar a sociedade sobre a valorização da vida e a segurança no trânsito.

Segundo o Observatório de Segurança Viária (ONSV), o principal objetivo dessas ações conscientizadoras é mostrar aos cidadãos que a imprudência é o fator responsável por aproximadamente 90% dos óbitos no trânsito. Isso ajuda a colocar o tráfego brasileiro entre os cinco que mais matam no mundo, segundo relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS). Conforme o Ipea, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, com dados pré-pandemia, o Brasil registra 22 mortes por 100 mil habitantes e mais de um terço delas é de motociclistas.

Na opinião de Luiz Gustavo Campos, diretor e especialista em trânsito da Perkons, o excesso de velocidade e ultrapassagem irregular são duas das condutas mais lesivas quando resultam em sinistros. “A velocidade incompatível com a via é, sem dúvida, uma grande agravante das ocorrências. Além de potencializar os riscos da perda de controle do veículo, ela reduz o tempo do motorista para a reação, e aumenta a distância até a frenagem”, alerta. “As ultrapassagens proibidas ou impudentes são responsáveis pela maioria das colisões frontais; as mais fatais. Todos têm papel fundamental quando falamos em segurança no trânsito. Se cada um fizer a sua parte teremos ruas e vias mais seguras e uma sociedade livre desses números assustadores de mortes e sequelados”, finaliza Campos.

Incentivo à mobilidade e sustentabilidade – Em Curitiba as ações comemorativas envolverão não só a conscientização para um trânsito mais seguro, como, também, a mobilidade, a sustentabilidade e o estímulo à intermodalidade, com foco no pedestre e na adoção de tecnologias limpas de transporte. Assim, a STN ganhou maior proporção com diversas atividades do “Setembro da Mobilidade”, iniciando, também, as demonstrações dos ônibus elétricos na capital e o lançamento do monitor de ruído urbano.

Compartilhe: