(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

CRÉDITO

Juro alto inibiu compra de carro a material de construção, diz pesquisa

JOANA CUNHA

DA FOLHAPRESS

Cerca de 75% dos consumidores consultados em um levantamento do site de queixas Reclame Aqui dizem ter a percepção de que os juros cobrados pelo comércio e pelos bancos subiram nos últimos seis meses. O restante não sabe ou não percebeu.

A percepção sobre o alto patamar da taxa inibiu as decisões de consumo. Aproximadamente 75% dos cerca de 2.500 entrevistados na quarta-feira (22) afirmam que deixaram de fazer alguma compra ou financiamento no último semestre por causa dos juros cobrados.

Destes, quase 30% desistiram de comprar um veículo e 11% foram desencorajados a adquirir um imóvel, de acordo com o levantamento do Reclame Aqui feito a pedido do Painel S.A..

Os juros também atrapalharam a compra de eletrônicos para mais de 20% e de viagens para mais de 10%. Os produtos para casa e construção (16%) e os investimentos em educação (8%) também sofreram.

Segundo Edu Neves, presidente do Reclame, a pesquisa sinaliza que o consumidor tem feito uma confusão entre a causa e o efeito do juro, ou seja, quando ele vê a elevação da taxa, ele não a percebe como uma ferramenta para controlar a inflação, mas o contrário. “Quando ele vê que as contas estão caras, ele acha que é porque o juro está alto”, afirma.

De acordo com o levantamento, que ainda consultou a percepção de carestia, os alimentos básicos de supermercados concentram a maior sensação de alta nos preços, com 28% das menções. As contas de energia, gás e água foram citadas por 15% e os bens duráveis como carros e eletrodomésticos, por 14%.

Compartilhe: