(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

PAIÇANDU

Justiça determina afastamento e prisão de servidor de Cartório denunciado por corrupção

Um servidor do Cartório de Paiçandu denunciado pelo Ministério Público do Paraná por corrupção passiva e falsificação de documento particular foi condenado a quatro anos, sete meses e dez dias de reclusão em regime semiaberto, além de multa. Ele também perdeu o cargo público. A decisão foi proferida pelo Juízo da 4ª Vara Criminal de Maringá.

Conforme a ação penal, ajuizada pelo MPPR por meio Núcleo de Maringá do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em agosto de 2018, o então servidor, na função de cartorário, cobrou R$ 950 para “facilitar” a transferência de uma motoneta. Ocorre que o veículo era de uma mulher morta em 2015, que não tinha a partilha de bens executada. Para tanto, ele falsificou a assinatura da falecida, entre outros fatos.

A irregularidade veio a conhecimento do Gaeco após ser constatada pela Controladoria de Inspeção e Auditagem do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR).

Sem condição moral – Na sentença, ao deliberar pela perda do cargo do servidor, o Juízo reforçou que o denunciado “demonstrou […] que não detém condição legal ou moral de ser servidor público, pois se utilizou de seu poder-dever para se beneficiar, praticar crimes e inclusive colocar em descrédito a função notarial, que, como se sabe, é responsável e conferir fé pública a documentos, devendo ser sopesado, igualmente, o fato de que registra condenações pretéritas por crimes contra a administração pública, o que reforça, ainda mais, a conclusão acerca da sua incompatibilidade com o serviço público.

Compartilhe: