(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

PARANAVAÍ

Justiça Eleitoral faz retotalização de votos e confirma Zenaide Borges e Maria Clara na Câmara de Vereadores

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

O Cartório Eleitoral fez a retotalização dos votos para vereadores em Paranavaí. Confirmando as expectativas, estão eleitas Zenaide Borges (PP) e Maria Clara (MDB), que assumem as cadeiras deixadas por Luiz Aparecido da Silva (Mancha da Saúde) e Antonio Valmir Trossini, ambos do PSB. A solenidade de posse das parlamentares e respectivos suplentes pode acontecer ainda esta semana.

A nova totalização dos votos foi determinada pela Justiça Eleitoral, após julgar a acusação contra o PSB de fraude à cota de gênero durante as eleições proporcionais de 2020. As provas apresentadas no decorrer do processo mostraram que uma das candidatas foi indicada para participar do pleito somente com a finalidade de cumprir o percentual mínimo de mulheres exigido por lei.

Ela era, então, nora de Trossini. Chegou a fazer investimentos na confecção de materiais gráficos e na contratação de pessoal, mas não participou de programas eleitorais de rádio e tevê. Além disso, fez publicações nas redes sociais pedindo votos para o ex-sogro. Ela somou três votos. Os elementos analisados pela Justiça Eleitoral levaram à sentença: cassação dos mandatos dos dois vereadores eleitos pelo PSB e invalidação de todos os votos dirigidos à sigla.

No dia 22 de novembro, durante sessão ordinária, o presidente da Câmara de Vereadores, Leônidas Fávero Neto, anunciou a decisão da Justiça Eleitoral aos companheiros do Legislativo. Na tarde de ontem, foi oficiado sobre a retotalização pelo juiz da 72ª Zona Eleitoral, João Guilherme Barbosa Elias. O prazo para dar posse às novas vereadoras é de 15 dias, contados a partir da data de envio do documento.

Depois do comunicado oficial do presidente, as duas eleitas deverão apresentar uma série de documentos, inclusive o diploma eleitoral, disponível no sistema digital do TRE-PR. Fávero Neto ainda não definiu quando dará posse a Zenaide Borges e Maria Clara, mas a intenção é que a solenidade aconteça esta semana, assim, elas estarão aptas a participar da sessão da próxima segunda-feira (6 de dezembro). Confirmando essa possibilidade, estarão em três reuniões ordinárias em 2021. O recesso se estenderá até a primeira semana de fevereiro de 2022, podendo haver extraordinárias nesse intervalo.

Resultados – As eleições de 2020 garantiram 1.516 votos a Mancha da Saúde, então reeleito vereador de Paranavaí, e 1.321 para Trossini. Com a anulação, a ordem de eleitos mais votados em 2020 ficou assim definida: Roberto Cauneto Picorelli (Pó Royal), 1.611; Leônidas Fávero Neto, 1.526; Zenaide Borges, 1.330; Professora Cida Gonçalves, 1.214; Luís Paulo Hurtado, 1.188; José Galvão, 1.150; Josival Moreira, 1.028; Fernanda Zanatta, 832; Amarildo Costa, 827; e Maria Clara, 763.

Maria Clara (MDB) teve a preferência de 763 eleitores e Zenaide Borges (PP) somou 1.330 votos
Foto: Reprodução/internet

 

Compartilhe: