REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
O Cartório Eleitoral fez a retotalização dos votos para vereadores em Paranavaí. Confirmando as expectativas, estão eleitas Zenaide Borges (PP) e Maria Clara (MDB), que assumem as cadeiras deixadas por Luiz Aparecido da Silva (Mancha da Saúde) e Antonio Valmir Trossini, ambos do PSB. A solenidade de posse das parlamentares e respectivos suplentes pode acontecer ainda esta semana.
A nova totalização dos votos foi determinada pela Justiça Eleitoral, após julgar a acusação contra o PSB de fraude à cota de gênero durante as eleições proporcionais de 2020. As provas apresentadas no decorrer do processo mostraram que uma das candidatas foi indicada para participar do pleito somente com a finalidade de cumprir o percentual mínimo de mulheres exigido por lei.
Ela era, então, nora de Trossini. Chegou a fazer investimentos na confecção de materiais gráficos e na contratação de pessoal, mas não participou de programas eleitorais de rádio e tevê. Além disso, fez publicações nas redes sociais pedindo votos para o ex-sogro. Ela somou três votos. Os elementos analisados pela Justiça Eleitoral levaram à sentença: cassação dos mandatos dos dois vereadores eleitos pelo PSB e invalidação de todos os votos dirigidos à sigla.
No dia 22 de novembro, durante sessão ordinária, o presidente da Câmara de Vereadores, Leônidas Fávero Neto, anunciou a decisão da Justiça Eleitoral aos companheiros do Legislativo. Na tarde de ontem, foi oficiado sobre a retotalização pelo juiz da 72ª Zona Eleitoral, João Guilherme Barbosa Elias. O prazo para dar posse às novas vereadoras é de 15 dias, contados a partir da data de envio do documento.
Depois do comunicado oficial do presidente, as duas eleitas deverão apresentar uma série de documentos, inclusive o diploma eleitoral, disponível no sistema digital do TRE-PR. Fávero Neto ainda não definiu quando dará posse a Zenaide Borges e Maria Clara, mas a intenção é que a solenidade aconteça esta semana, assim, elas estarão aptas a participar da sessão da próxima segunda-feira (6 de dezembro). Confirmando essa possibilidade, estarão em três reuniões ordinárias em 2021. O recesso se estenderá até a primeira semana de fevereiro de 2022, podendo haver extraordinárias nesse intervalo.
Resultados – As eleições de 2020 garantiram 1.516 votos a Mancha da Saúde, então reeleito vereador de Paranavaí, e 1.321 para Trossini. Com a anulação, a ordem de eleitos mais votados em 2020 ficou assim definida: Roberto Cauneto Picorelli (Pó Royal), 1.611; Leônidas Fávero Neto, 1.526; Zenaide Borges, 1.330; Professora Cida Gonçalves, 1.214; Luís Paulo Hurtado, 1.188; José Galvão, 1.150; Josival Moreira, 1.028; Fernanda Zanatta, 832; Amarildo Costa, 827; e Maria Clara, 763.