REINALDO SILVA
Da Redação
Neste sábado (28) e no domingo (29), as 231 urnas eletrônicas de Amaporã, Nova Aliança do Ivaí, Paranavaí e Tamboara serão abastecidas com informações sobre seção eleitoral, candidatos e eleitores. O procedimento conhecido como carga é seguido pela lacração física dos equipamentos.
Os dados homologados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já estão armazenados em dispositivos eletrônicos que funcionam como cartões de memória e pen-drives. A transferência foi oficializada nesta quinta-feira (26), na cerimônia pública de geração de mídias.
O juiz eleitoral da Comarca de Paranavaí, João Guilherme Barbosa Elias, falou da importância de acompanhar as etapas de preparação das urnas eletrônicas. “Os interessados podem participar, dar sua contribuição e, principalmente, exercer a fiscalização para constatar aquilo que asseguramos: que o processo eleitoral é totalmente íntegro, transparente e público.”
Depois da inserção das mídias e da lacração, as urnas eletrônicas permanecerão em local seguro e vigiado. O transporte para as seções de votação está previsto para os dias 4 e 5 de outubro, antevéspera e véspera, e então serão montadas e preparadas para 6 de outubro, data da eleição.
Todos os protocolos de segurança são divulgados pelo TSE, o que permite o acompanhamento de especialistas e da própria população. “São diversas barreiras de proteção, não só para a urna eletrônica, mas todo o processo eleitoral. Isso transmite maior confiança”, garantiu Barbosa Elias.
SEGURANÇA PÚBLICA
O juiz eleitoral informou que as forças policiais intensificarão a atuação no dia de votação. A estratégia consiste em estar presente em todos os locais com seções eleitorais e ampliar as rondas – não só em Paranavaí, como em toda a região. Será um trabalho conjunto da Polícia Militar, da Guarda Municipal e da Justiça Eleitoral.
No dia 6 de outubro ficam proibidas as aglomerações nos pontos de votação. A legislação também veda o transporte de eleitores, a boca de urna e a entrega de propaganda eleitoral. “Traçamos alguns planos para tentar evitar tudo isso e fazer com que o eleitor, de fato, exerça sua vontade, seu direito de cidadania.”
Comentários 0