Integrantes da Associação Paranavaiense de Karatê Kemtiam, o sensei Jeferson Tanaka, 50 anos, e o atleta Ângelo Miguel, 10 anos, estão em Takasaki, Japão, para a disputa do Campeonato Mundial de Karatê, marcado para começar nesta sexta-feira (25) e que segue até o domingo (27). Antes da viagem para o país asiático, os karatecas paranavaienses concederam entrevista ao Diário do Noroeste e falaram sobre as expectativas para a competição.
“Estou ansioso. A expectativa é que eu consiga o primeiro lugar”, disse Ângelo, que além de estrear em competições mundiais, fez a primeira viagem internacional. Retornando ao Japão depois de 28 anos, o sensei contou que aproveitará o momento da melhor forma.
Os karatecas já estão na cidade que sediará o Mundial. Na última terça-feira (22) treinaram pela primeira vez em solo japonês com os demais integrantes da seleção brasileira.
A convocação para a disputa do mundial foi uma surpresa para os karatecas de Paranavaí, pois outros atletas estavam bem colocados no ranking nacional. A confirmação da vaga veio depois da disputa do Campeonato Brasileiro no mês de junho, em Brasília.
Na ocasião, Ângelo ficou com a medalha de bronze na categoria kata. Já o sensei foi campeão na categoria Master, 46 a 50 anos, kumite e bronze na kata.
Desde a convocação eles aumentaram a intensidade da preparação, além da participação em um treinamento com a seleção brasileira, em São Paulo. “Tenho treinado bastante e vou me dedicar ao máximo”, disse Ângelo.
Tanaka ressaltou que a participação no mundial é o retorno de um trabalho que ele vem desenvolvendo há 40 anos.
O kata é uma sequência de movimentos pré-determinada pelos juízes. A execução precisa ser da melhor forma técnica, mental e física. A categoria pode ser disputada tanto no individual, quanto no coletivo. Os paranavaienses competem no individual.
O kumite é a luta do karatê. Na categoria do sensei Tanaka está prevista a participação de outros 50 karatecas.