Aleksa Marques
Da Redação
Nas próximas semanas Paranavaí terá um novo espaço de lazer no Parque do Ouro Branco. Cinco pedalinhos e dois caiaques serão as novas atrações do espaço que foi todo reformulado para receber a população. Mas o que parece ter sido fácil de fazer, na verdade deu muito trabalho e quase foi tudo por água abaixo. Literalmente.
Rafael Soares é empresário e responsável pela construção do local. Em março, com as fortes chuvas que atingiram Paranavaí e região, o lago transbordou e destruiu boa parte da estrutura. Ele e sua equipe ficaram desanimados e recomeçaram, praticamente do zero, todo o trabalho de meses.
“Já era para estar tudo pronto, mas a chuva não deixou. Até o muro caiu, gastei muito dinheiro para refazer, mas deu tudo certo. Hoje estou bem animado e quero ver isso tudo em funcionamento o quanto antes”, disse Rafael.
Agora, quase seis meses depois da enxurrada, está quase tudo dentro dos conformes. Segundo o empresário, alguns detalhes como iluminação ainda estão pendentes para que a obra esteja completa. “Eu penso que ficou bem bonito, achei que não conseguiria terminar. Quando estiver funcionando, o lago terá vida.” Além do deck, o espaço contará com banheiro e rampa de acessibilidade.
Ele diz também que, ao longo dos meses de trabalho ali no lago, viu que as famílias sentem falta de algo a mais para fazer no Parque. “Há a possibilidade da caminhada em meio a natureza, das crianças irem ao parquinho e admirarem os bichos, de ir até a lanchonete e descansar, mas falta alguma coisa. Esses passeios no lago virão para suprir essa deficiência”, completou.
Funcionamento – Rafael lembra que o espaço é privado (concessão) e terá um custo para a utilização dos pedalinhos e caiaques. Segundo ele, 15 minutos de passeio custará R$ 10, podendo sofrer alterações. Os horários de funcionamento ainda serão definidos, nas primeiras semanas a empresa fará testes para adequações e depois colocará tudo para funcionar.
O secretário de Meio Ambiente de Paranavaí, Walther Barbosa de Camargo Neto fala da importância de um novo ponto de passeio para a família. Além da secretaria de Meio Ambiente, da contemplação da natureza e das inúmeras possibilidades de diversão, o pedalinho vem para levar ainda mais lazer para a população.
Inaugurado em dezembro de 2020, o secretário lembra que o lago foi feito onde antes era uma área de descarte irregular de lixo e hoje é palco para grandes eventos da cidade como a Corrida Maluca e também o Torneio de Pesca que aconteceram em 2022. “A ideia é que a população possa usufruir desse espaço. A obra superou as nossas expectativas, nem nós imaginávamos uma infraestrutura desse tamanho. Vai movimentar a cidade”, completou Neto.